×

Biografia de Fitacola

Os Fitacola são um grupo de amigos, que um dia, em 2003 em Coimbra, se lembraram de formar uma banda na garagem e brincar aos músicos, imitando os ídolos que admiravam. O projecto foi continuando nesta toada de brincadeira e divertimento até 2005, altura em que a banda fixou a formação actual.

Desde então, aquilo que começou por ser uma brincadeira de amigos, saiu para fora da garagem. Começaram a surgir concertos e reacções, bastante positivas, ao seu desempenho.

Os Fitacola caracterizam-se por um som jovem. Uma atitude rebelde e inconformista perante a vida, e uma postura enérgica em palco. As letras, sempre em português, contêm sempre uma mensagem de acção, positiva, procurando combater o que consideram estar mal na sociedade, representando a juventude e uma geração que usa a voz dos Fitacola para provar que não é a tal ‘geração rasca’, tendo objectivos, valor e vontade de agir e mudar o que está mal.

Esta característica de humildade e carisma da banda explica a grande popularidade que a banda atinge entre as camadas mais jovens e faixas etárias estudantes pré-universitárias. A banda é tida como um modelo e exemplo de atitude saudável e activa perante a vida por parte de um número cada vez maior de fãs da banda, que nela se revê e nas suas letras, músicas e atitude.

2008 ficou marcado com o lançamento do álbum ‘Mundo Ideal’ apresentado com uma Tour de quatro dias, que passou por Lisboa, Coimbra, Sesimbra e Faro.
2008 ficou ainda marcado por uma mudança na formação, que se mantinha desde 2005. Pedro Pinho (ex-White Lie) substituiu Libelinha no baixo.