×

Biografia de Franciele

Franciele ficou conhecida com a versão da música "Because I Am a Woman" (Porque sou uma mulher), da banda coreada Kiss J. A versão dublada da música, chamada "Se você disser que sim".

Depois de trabalhar durante um ano para a composição de seu primeiro CD, a cantora Franciele Ewald, (16 anos - na época), lançou seu primeiro CD "O que diz meu Coração", na praça Ângelo Piazera, como a grande atração do último Jaraguá se Encontra do ano (2002).

A voz melodiosa da cantora está nas paradas musicais de todas as rádios da região, além de sua agenda estar lotada de shows e apresentações nesse final de 2002.

Franciele começou a cantar aos seis anos. Desde então ganhou inúmeros concursos e festivais de música da região. Mas ela sempre perseguiu um sonho, o de lançar o primeiro CD de sua carreira musical. E o sonho se concretiza agora com o estilo romântico-pop de "O que diz meu coração".

O disco tem 15 faixas - quatro são dela e a maioria de compositores da região, além de três faixas remix (versões repetidas, mas no ritmo dance). Uma das músicas de destaque e também uma das mais tocadas nas rádios da região é "Só existe amor". A letra fala de uma garota romântica.

A cantora, que recebeu todo o apoio dos pais, parentes e amigos, iniciou o trabalho de gravação do CD em setembro de 2001. Uma das maiores dificuldades que enfrentou foi conseguir os recursos para pagar a gravação e as cópias do disco.

Sem qualquer patrocínio, seu pai, administrador de setor da empresa Weg, José Carlos Ewald, e a mãe, encarregada de divisão de uma malharia, Emília Ewald, com muito custo conseguiram pagar os R$ 12 mil, custo total de confecção das 2 mil cópias do CD.

Mas consideram que depois de tanta batalha valeu a pena, pois Franciele consegue agora lançar o CD.
"Estou muito feliz e com o CD à venda desde o final de outubro estou sendo reconhecida na cidade, o que rendeu vários convites para me apresentar em festas e eventos", destaca.

O talento da jovem cantora manifestou-se cedo. Aos seis anos começou a acompanhar seu pai, José Carlos Ewald, nos ensaios de cantos da igreja. Ela sempre pedia para cantar junto com os adultos, mas seu pai não concordava, por ela ser ainda muito pequena.

Franciele tem um CD lançado, "O que diz meu coração", uma música que fala de sonhos e daquilo que as pessoas devem buscar. Apresenta-se com sucesso em diversos palcos. O primeiro álbum, feito de modo independente, é vendido durante suas apresentações.

Franciele Ewald, apesar do talento, acredita na técnica e continua estudando. Tem aulas de canto e agora faz exercícios também de fonoaudiologia. Aprendeu também a tocar violão.

Ela escreve algumas das composições, e uma equipe no estúdio onde grava cria as melodias. "Nosso entrosamento é perfeito, eles conseguem captar exatamente aquilo que espera da música, fazendo a melodia adequada", lembra Franciele.