Biografia de Francisco Ceia

Natural de Portalegre, cidade do Alto Alentejo, cercada de serras, ventos,penhascos, oliveiras e sobreiros...

Em 1976 frequenta o curso de teatro e inicia a sua carreira artística como actor profissional no CENDREV – Évora, representando, entre outros, autores como Gil Vicente, Marivaux, José Régio, Moliére, Brecht e Peter Weiss. Permanece nesta Companhia até final de 1979, e em Janeiro de 1980, funda em Portalegre uma Companhia de Teatro profissional, Teatro do Semeador, onde encena e representa várias peças. Nesse mesmo ano e como corolário da actividade de autor compositor e intérprete que vinha desenvolvendo em paralelo com o teatro, vê editado o primeiro disco, "Foi no monte é no monte " e dá voz à banda sonora original da série de T.V. "As Aventuras de Tom Sawyer" (R.T.P.), editando assim um novo trabalho discográfico.

A participação em vários programas de televisão, espectáculos ao vivo pelo país e estrangeiro (França, Holanda, Espanha, Rússia, Uzbequistão, Canadá e Bélgica ), torna cada vez mais difícil conciliar o teatro e as canções, tomando desde 1981 a opção por estas. É editado então o disco "Cava dor".

Entretanto vai fazendo música para algumas peças de teatro e participa como actor em peças para a R.T.P.

Em 1983 um novo disco "Alcatruz". Os concertos continuam.

Em 1985 novo disco "Voo andando", e em 1988 é editado o disco "Entre a cal e o sol".

Em 1990 o disco "Bicicleta cor de rosa" deixa antever uma certa vontade de voltar às raízes, ao Alentejo. Antes porém, a convite da RTP, é o pivot de uma série de 12 episódios "A casa do Mocho Sábio" , onde conjuga o trabalho de actor, músico e autor das canções e genérico do programa.

De Dezembro de 1995 a Abril de 96, a convite da Companhia de teatro do Porto "Seiva Trupe", integra o seu elenco, no musical, "Ópera do Malandro" de Chico Buarque. É editado, em Agosto de 1996, o CD denominado "Lendas e Romances", com textos da tradição oral, recolhidos no Alentejo, com música original de Francisco Ceia.

Em Maio de 1997 participa em Cáceres no Festival Internacional da World Music, "WOMAD".
Participa no 36º Festival R.T.P. da Canção, em 1999.

Em Outubro de 1999, um novo trabalho discográfico de originais com o título "Fado Singelo".
O CD "CADERNO de AFECTOS" é editado em Maio de 2000, com poemas de José Régio e música original de Francisco Ceia.

Em 2002, "Sandálias de Vento" - novo disco, desta vez com a poesia de Fernando Namora.
Em 2003 é editado o álbum "Nas Tardes", sendo o poeta escolhido para ser musicado e interpretado António Sardinha.

Em Maio de 2004, sai "Asa de Luz", com poesias de Maria Rosa Colaço.

Em 2005 é editado o álbum "Virado para a Serra", com textos de Vergílio Ferreira.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.