×

Biografia de Franco Simone

Franco nasceu perto do mar (no Cabo, região de Salento). Na Casa do estudante em Roma, onde estudava engenharia todas as noites em seu quarto, reunia um grupo de colegas que lhe pediam para cantar.

A maioria dos pedidos eram apenas as canções que Franco fez como uma pauta de saída simples. Seus amigos lhe chamam de poeta "com uma guitarra". Encorajado por esse público especial, Franco apresentou-se, em 1972, no Festival de Castrocaro. Franco cantou três de suas canções e ganhou como cantor e como autor revelação.

Ganhou confiança da RI-FI gravadora e do produtor Ezio Leoni, responsável pela consagração de nomes como Luigi Tenco, Adriano Celentano, Gabriella Ferri. Depois de alguns meses, Franco é o "prata gôndola em Veneza, junto com Alice e Antonello Venditti. "Canções e Sorrisos" saúda a chegada desses luxo rookies 3 com o título: "Chicks, vintage bom!"

Em '74, Franco esteve no Festival de Sanremo, onde cantou uma música que, após todos estes anos, ungiu vencedor moral dessa edição: é "Grande Rio", vendidos em centenas de milhares de cópias ao redor o mundo, em italiano, em francês ( "Je ne comprends plus rien") e, especialmente, em espanhol ( "Rio Grande").

Em '76 vem com um álbum muito bem sucedido, "O poeta com uma guitarra", que contém, inter alia, "Você... e assim é", com quem Franco ganha a gôndola de ouro. Em '77, "Temptation" e uma leitura pessoal de "O céu em uma sala" com que os ganhos Franco, em 78, uma segunda "Gôndola d'Oro. Também em 77 os críticos dando-lhe o "Prémio" para o conteúdo poético de suas letras.

O álbum "Breath", publicado logo depois, para além da canção intitulada (agora reconhecida como uma das mais belas canções italianas de todos os tempos), contém "droga Dear", canção com que Franco detectar aqueles que esperam dele sozinho belas melodias, talvez os limites de retirada.

Simultaneamente, com uma discografia rica (com excepção daquelas em italiano, registro 8 álbuns em espanhol e uma em grego) é a praça a 10 vezes o lugar de primeira no exterior, especialmente os da América Latina.

Isso acontece com "... Tu siempre tu" (você ... e é assim ")," Rio Grande "(" grande rio ")," Tentaciones "(" Temptation ")," Breath "(título mesmo)," Paisagem "(Landscape ")," Esta Noche "(" A esta hora ")," Tu para mi "(" Você para mim ")," Aqui "(inédito em italiano)," Magic "(" Malafemmena ")," El comic "(" Toto ").

Leo Rivas, um comentarista radicado no exterior, disse: "Este artista italiano está mudando, em um idioma que não é sua, a nossa forma de escrever canções ..."

Em alguns países (Argentina, Chile, Coréia, Canadá...) os textos de suas canções, que traduzido para o espanhol, são estudados nas escolas.

Inacessíveis até mesmo nos Estados Unidos há mais de dez semanas, Franco está presente nas paradas oficiais de venda (da revista "Billboard") com seu álbum "Toto" ( "El comic", em espanhol).

Além de Domenico Modugno, é a primeira vez que um cantor italiano, compositor encontra um lugar nos rankings.

Depois de "Paisagem", de '78 (álbum contém também "La Casa in Via del Campo"), chega "Franco Simone" (com "A esta hora"), "Conto de duas cores" (que contém também "Você para mim" ), "People I Know" (com "O Sonho do túnel", um grande sucesso Festivalbar), "Camper" (com "Night of San Lorenzo").

Em 1985, Franco retorna ao Festival de Sanremo com "Portrait". Depois de "O louco, o cigano e outros amigos" (1986), vem "Toto" (1989), lançamento destina-se a viajar ao redor do mundo. Esta é uma homenagem ao grande cômico napolitano.

Em 90, com "vocEpiano" ("Dicionário de sentimentos"), Franco relê obras de arte, com o simples acompanhamento de um piano de cauda. Domenico Modugno telefonou durante um programa de televisão ao vivo, para felicitar-lhe por sua versão de "Wonderful".

Em '92 Franco compos canções para o Barefoot musical "a Deus", liderada por Maria Teatros Carta.

Depois de um álbum lançado exclusivamente em espanhol, "La ley del alma (y de la piel), de 94, vem" Winds of Love "('95), onde, ao lado de uma novela ("Anjos do empréstimo"), Ricanto, com novos arranjos, 11 de seus grandes sucessos.

A familiaridade com a música clássica tem ajudado Franco, a partir de '97, a ter experiências novas e excitante experiência musical: o protagonista se encontra com mais de 200 músicas na composição do sagrado "Missa Militum. A voz que fala é a de Giorgio Albertazzi.

As representações de Foligno, Città di Castello, Palermo, Todi, Perugia, Roma fez o verdadeiro triunfo de Franco, lutando com um resultado excepcional que requer habilidades de interpretação, a flexibilidade e os limites de alcance vocal do impossível.

O álbum "Uma Noite em Florença" (o 98), contém várias faixas especiais: "Pão" (hino à liberdade quando duetos Franco com a soprano Adriana Maliponte), uma "Ave Maria" de Bach-Gounod emocionante, a poesia de Salvatore Di Giacomo "Pianefforte e noite" (música pelo próprio Franco), até chegar ao "Filho do Amor", uma canção de ninar cantada a uma criança com Maria.

Em 2001 vem "Eliopolis - A cidade do sol", um álbum nasceu do feliz encontro com o compositor grego Nikos Papakostas artística e sua extraordinária Orchestra Balcãs.

Em Bruxelas, o álbum foi galardoado com o Grande Prêmio da Europa WAM (Web Award of Music), da cultura, Música Étnica. Franco, a partir de '99, oferece outra das árias sagradas, nos teatros e catedrais.

Neste concerto muito especial, intitulada "Song of Love", veio depois de um longo trabalho de pesquisa, composição e processamento. O uso de muitas línguas (Italiano, Latim, Inglês, francês, espanhol e dialetos siciliano até o Salento) mostra que os homens, de forma alguma ser expressa, pode vibrar todos para as mesmas emoções bonitas.

Em 2003, Franco participou como superguests pela terceira vez no Festival Internacional de Viña del Mar, Chile. Em seu retorno à Itália, juntamente com o CD "Dicionário (vermelho) de sentimentos", gravado novamente com a fórmula de voz e piano, publica o DVD homônimo, enriquecido por suas imagens daquele festival.

Depois de alguns meses vêm dois outros prêmios: o Leão de Ouro para o Lifetime Achievement concedido no Palazzo del Cinema de Veneza, durante o evento reavivou Gondola d'Oro e um doutoramento honoris causa "na economia e na tecnologia das comunicações, dadas por Universidade Internacional ISFOA.

No início de 2006 Franco está presente em um grande concerto transmitido pela Rai Uno, novamente com cerca de 200 músicos: trata-se de "O vento de Mykonos", uma obra escrita por Antonio sabor mitológico Pappalardo versos por Corrado Calabro.

Seguindo a trilha sonora de um curta-metragem sobre os conflitos religiosos, intitulado "Dois", apresentada com sucesso em Hollywood e em vários festivais de cinema.

Em janeiro de 2007, retornou ao Chile, com um concerto de uma hora na televisão nacional. Em 2008 ele publicou na América Latina, os chamados "Grandes Exitos en castellano", voando imediatamente para o topo das listas de vendas e fez-lhe obter um platina duplo.

Também em 2008, foi conferido o posto de embaixador no mundo da Pro Loco del Salento e agosto, com Mariangela Melato, Stefania Sandrelli, Tosca, e Giancarlo Giannini, recebe "Dawn of Venus".

Entretanto, uma notícia curiosa vem de Los Angeles para as ruas da Califórnia com todas as autorizações legais necessárias, circula um número de matrícula BMW "Paisaje Franco Simone," esta é a obtenção do cantor italiano livre-compositor (e, em particular, "Paisagem" "Paisaje", em espanhol, um dos seus maiores hits internacionais) Sra. Nancy M. Silvia, fundador da primeira Franco Simone Fan Club E.U.A..

Na queda, no Instituto das Irmãs Ursulinas de Roma, inaugurou a Rose Star Academy, cujo projeto é estimular o talento de jovens artistas dispostos a olhar para o sucesso apenas com seu talento, sem carreirista atalhos.

Para Franco começa uma nova aventura: Claudia Koll, sob o disfarce de um professor de atuação, e o director Maximo De Marco acredita que ele é o mais adequado para o cargo de professor na mão, graças a uma longa carreira que tem a arte sempre misturados e ética.

Apenas com Claudia Koll, Franco começa imediatamente a trabalhar para fazer um CD para instituições de caridade (o título provável "Enable diferente") para a construção de um hospital na África.

Para a ocasião, apresenta algumas de gravações inéditas, mas o mais emocionante é que os outros nomes de grande prestígio no mundo da música responder ao convite para dar generosamente de suas canções.

O resultado é um evento-sério, que em breve estará em circulação, o que testemunha a presença, além de Franco, nomes como Massimo Ranieri, Antonella Ruggiero, Nômade, Lina Sastri, Marcella e Gianni Bella, Fausto Leali, Mariella Nava, Toto Cutugno, Marco Ferradini, Nino D'Angelo, Marco Frisina, Annalisa Minetti, Willie Nelson, Tiziana Rival, Povia...

Quem ouviu a previsão do extrato está pronto a apostar que, mais uma vez, sem negar nada do seu passado, o artista consegue impressionar com uma produção que combina a consciência de uma longa carreira com uma frescura dignos de um novato.