×

Biografia de Françoise Hardy

Françoise Hardy (Paris, 17 de janeiro de 1944) foi uma cantora e compositora de rock francesa das décadas de 60 e 70.

Seu interesse pela música começou aos dezessete anos quando ganhou um violão do pai, e começou a fazer composições, algumas tristes, que refletiam o vazio da adolescência marcada pela ausência paterna, que depois do divórcio da mãe, passou a vê-la apenas algumas vezes por mês.
Quando concluiu o ensino secudário, ingressou no curso de Ciência Política na Universidade de Sorbonne, mas não gostou da carreira e trocou para Letras. Em 1961 fez um teste para a editora discográfica Vogue, ficando em primeiro lugar. Um ano depois a canção "Tous les Garçons et les Filles", vendeu 2 milhões de cópias e lhe deu fama internacional. No mesmo ano conquistou o quarto lugar no Festival Eurovisão de Canção com a canção "L'amour s'en va! Em 1964 na Itália no Festival de San Remo cantou em italiano a música "Parla mi di te", entusiasmada com a receptividade do povo italiano, lançou alguns anos depois um álbum só com músicas italianas.

Depois do casamento com o cantor e ator Jacques Dutronc, com quem teve um filho, Thom, ela reinterpretou alguns sucessos de cantores consagrados como Serge Gainsbourg, Patrick Modiano e Léonard Cohen no álbum "Comment te dire adieu". Três anos depois lançou "La Question" em parceria com a compositora brasileira Tuca, sua predileta.

De 1973 a 1988, Françoise teve uma fase muita produtiva, lançando os álbuns "Message personnel" (1973),Entr'acte (1974),Star (1977), "Musique saoule"(1978),Gin Tonic (1980), A suivre (1981), Quelqu'un qui s'en va (1982). Depois de Decalages em 1988, a cantora anunciou sua aposentdoria do mundo artístico, para a tristeza dos fãs. Mas essa retirada, nunca foi plena porque em 1993 ela gravou um dueto com Alain Lubrano, "Si ça fait mal", sobre o vírus da AIDS, e assinou um contrato com a gravadora Virgin, lançando "Le Danger".

Em 2004, Françoise Hardy regressou ao cenário musical com "Tant de belles choses", muito aclamado pela crítica em parceria com grandes nomes na França, como: Benjamin Biolay, Alain Lubrano, Perry Blake, Jacno, Thierry Stremler e Ben Christophers.

Fontes: http://www.francoise-hardy.com/biographie/index.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7oise_Hardy