×

Biografia de Franz Schubert

Franz Peter Schubert escreveu cerca de 600 canções, além de óperas, sinfonias e sonatas, entre outros trabalhos. É considerado um dos maiores compositores do século 19, marcando a passagem do estilo clássico para o estilo romântico.

Franz Schubert nasceu em 1797 em Lichtenthal, nos arredores de Viena. Seu pai era mestre-escola e músico amador. Aos seis anos, Schubert entrou na escola de Lichtenthal. Seu pai o iniciou no violino e seu irmão, Ignaz, ensinou-lhe piano.

Em 1805 Schubert foi encaminhado a Michael Holzer, organista da paróquia de Lichtenthal, para desenvolver seus estudos de música. Schubert passou a tocar violino e cantar no coro da paróquia.

Em 30 de setembro de 1808, participou do concurso para tornar-se corista da capela imperial, onde Antonio Salieri, compositor oficial da Corte, selecionava novos cantores. Sua voz de soprano lhe garantiu um lugar no coro e uma bolsa de estudos em Stadtkonvikt, um dos melhores colégios de Viena. Schubert estudou ali até ter quase 17 anos. Sua primeira composição catalogada data de 1º de maio de 1810: a "Fantasia a Quatro Mãos".

Em 30 de março de 1811, Schubert compôs seu primeiro lied: "Hagars Klage", o que fez com que Salieri se tornasse seu professor.

Em outubro de 1813, Schubert compôs sua "Primeira Sinfonia em Ré Maior", dedicada ao diretor da escola em Stadtkonvikt. No final daquele ano deixou o conservatório e, para evitar o serviço militar, começou a lecionar na escola de seu pai.

Durante dois anos, Schubert dividiu seu tempo entre a sala de aula e sua paixão pela música e chegou a compor quase duzentas obras. Escreveu uma dúzia de óperas, que não obtiveram êxito. Mas Schubert revelou-se um exímio compositor de um gênero que aperfeiçoaria: o lied, a canção lírica. Em um ano, compôs cerca de 150 lieder, baseados em textos de Shakespeare, Heinrich Heine e Goethe, entre outros autores.