×

Biografia de Gritando Hc

O Gritando HC formou-se 1995, e começou a se apresentar em 1996. Os integrantes da formação original eram: Donald (vocal), Lê (vocal), Renato (guitarra, vocal), Ritchie (baixo) e Fábio (bateria).

Donald, em 1990, fazia parte da Irmandade Punk (uma gang da época que tinha alguns Punks de São Paulo) e namorava desde aquela época a vocalista Lê. Seu som resgata o peso e a energia do HC europeu e nacional dos anos 80, aliado a vitalidade e melodia do HC americano. As letras são tiradas do dia-a-dia. Falam de protesto, ódio ao sistema, apologia ao skate, humor e amor (o que gerou certa revolta dos fãs Punks) tudo sempre ao modo Punk anarquista de ser.

Gritando HC é uma banda independente por diversos motivos. O primeiro motivo é que eles não tocam o tipo de som que podemos chamar de comercial. A opção de preferirem não ter gravadoras são muitas, vai desde o fato de gostarem de estar no cenário underground nacional, até pela liberdade tão pregada pelos Punks. Inspirados no Do it yourself, termo Punk que significa faça você mesmo, muitas bandas do final da década de 70 e inicio de 80 foram revendo seus conceitos e adotando um novo padrão para sua divulgação de sua música. Esta seria divulgada pelas próprias bandas, sem a interferência das grandes gravadoras, já que a maioria desses grupos tinham uma visão anti-capitalista e não encaravam a música como produto, coisa que é regra de qualquer gravadora. Seguindo seus ideais, o Gritando HC optou por se manter no cenário independente (também chamado de underground), para fazer uma música com estilo próprio e falar em sua letras o que queriam sem interrupções de uma gravadora.

Já na segunda metade do anos 90, a internet passou a dar um suporte maior para essas bandas independentes, tornando bem mais fácil a divulgação delas para o cenário underground brasileiro e até mundial. Sites de download abriram portas para qualquer artista colocar música na rede e partindo dai as bandas criaram seus próprios sites como forma de interagir com o público.

O Gritando HC começou a fazer música de amor (como Juras de amor), e também seu público acabou se voltando mais para os skatistas. O skate é o esporte da molecada, com isso essa molecada começou lotar o Hangar 110, casa Punk de São Paulo da qual eles tocavam. Os Punks chamavam o Donald de capitalista por ele ter uma loja de materiais para a prática do skate, a loja chama Possessed que se encontra na Galeria do Rock em São Paulo e os Punks o acusam de além de ter uma loja, ele vender os produtos a um preço altíssimo e abusivo.

Donald morreu no dia 21 de Setembro de 2001. Donald se sentiu fraco depois do show do dia 09 de Junho em São Paulo, uma suspeita de hepatite o obrigou a ficar em casa, em repouso absuluto, situação díficil de se imaginar para ele. Seu fígado não estava trabalhando bem, e ele tinha que tratar-se da cirrose hepática. Após duas semanas de exames no hospital onde foi internado em UTI, um exame de biopsia poderia determinar o tratamento e foi justamente nesse exame que teve seu pulmão perfurado.

Hoje em dia a banda continua porém apenas com Lê no vocal.