×

Biografia de Grupo Engenho

O Grupo Engenho, formado em Florianópolis no final dos anos 70, fez um grande sucesso no sul do Brasil na década de 80, sendo suas músicas ainda lembradas e tocadas em todo nosso estado, também fora dele, e incorporadas nas manifestações culturais, como no folguedo do Boi de Mamão, por exemplo.

Várias músicas do grupo já foram gravadas, ou estão sendo gravadas, por outros intérpretes, como: bandas, corais, etc. A música “Meu Boi Vadiou”, por exemplo, foi gravada por Martinho da Vila, a qual está incluída no disco “O Canto das lavadeiras”, lançado em 1989.

O Grupo Engenho gravou três discos: “Vou Botá Meu Boi Na Rua”, “Engenho” e “Força Madrinheira” e realizou mais de 300 shows em todo sul do Brasil, se apresentando nos principais teatros, como no Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, Teatro Ademir Rosa do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis, Teatro Guaíra de Curitiba, PUC de Porto Alegre, Teatro Carlos Gomes de Blumenau-SC, PUC de São Paulo, Teatro Paiol em Curitiba, além de se apresentarem em vários ginásios de esportes para grandes públicos.

Participou duas vezes do programa “Som Brasil” da rede Globo na década de 80, interpretando na primeira vez a música “Vou botá meu boi na rua”, que dá título ao primeiro disco e a música “Adeus Mariana”, de Pedro Raimundo, que fazia parte do repertório do terceiro disco do grupo.

Formação do Grupo : Alisson Mota (violão e voz), Chico Thives (Bateria), Marcelo Muniz(Baixo), Cristaldo de Souza (Acordeon), Claudio Frazê (percussão)