×

Biografia de Hanna Pakarinen

Hanna Pakarinen Helena (nascida em 17 de abril de 1981 em Lappeenranta, Finlândia) é uma cantora Pop-Rock finlandêsa que ficou famosa como a vencedora da primeira série do Ídols, em 2004.

Desde então, ela também participou do Festival Eurovisão da Canção em 2007, e até hoje já vendeu mais de 90.000 discos em seu país de origem. Hanna nasceu em Lappeenranta, Carélia do Sul (embora ela agora reside em Helsínquia, ela ainda fala com orgulho o dialeto local da região).

Aos vinte ela trabalhou como motorista de empilhadeira, uma profissão incomum para uma mulher, e fazia parte de uma banda local chamada Rained. No verão de 2003, aos vinte e três anos de idade participou do teste para a temporada Inaugural do Ídols na capital do país, Helsinki.

Seu poderoso vocal impressionou os juízes e ela foi aprovada por unanimidade até a próxima rodada da competição, antes de fazer-la até o final ao vivo.

Desde o início dos shows ao vivo, Pakarinen foi considerada uma das grandes favoritas para vencer. Ela recebeu elogios consistentes dos juízes e, em certa ocasião, ela estava mesmo abraçada por um deles. Em várias ocasiões, foi descrita como "a primeira cantora real na competição".

Em 3 de janeiro de 2004, Pakarinen garantiu um lugar no top dois grand finale do concurso, juntamente com Jani Wickholm.

Durante a final, Pakarinen cantou o melhor de Tina Turner e The Bangles e Eternal Flame e a canção feita especialmente para a coroação do vencedor do Ídols, Tulin Voittamaan ("Eu vim para ganhar").

Ela também fez uma versão em Inglês da canção intitulada Love is Like a Song. Mais tarde naquela noite, foi anunciado que Pakarinen tinha assegurado 60% (ou 413.000) dos votos dos espectadores, derrotando assim vice-campeão Jani Wickholm, que recebeu 40% (ou 282.000) dos votos do público.

Pakarinen foi coroada como a primeira finlandêsa dos concurso idols e recebeu um adiantamento de € 30.000, juntamente com um contrato com a gravadora Sony BMG.

Imediatamente após vencer Idols, Pakarinen assinou um contrato com a gravadora Sony BMG e lançou seu primeiro single "Love Is Like A Song", que estreou no número um dos singles chart finlandês, uma posição que manteve durante quatro semanas não-consecutivas.

Seu álbum de estréia When I Become Me foi lançado em junho de 2004, cinco meses após sua vitória no Ídols, e estreou no número dois nos álbuns finlandês gráfico, e foi disco de platina pela venda de mais de 52.000 cópias na Finlândia.

Outros singles de sucesso: "Fearless", "How Can I Miss You", "When I Become Me", "Kiss Of Life",
"Stronger Without You", "Damn You", "Go Go", "Leave Me Alone", "Black Ice", "Make Believe", "Shout It Out Loud".