×

Biografia de Helena de Carvalho

Helena de Carvalho. Cantora. Foi funcionária pública, tendo trabalhado na Secretaria das Municipalidades de São Paulo. Faleceu precocemente, aos 28 anos de idade, de um ataque cardíaco em sua casa em São Paulo.

Apresentava-se cantando sambas, canções e músicas folclóricas. Estreou em rádio em 1929, dando iníco a sua carreira artística. Em 1930, gravou seu primeiro disco, pela Victor, com acompanhamento da Orquestra Victor Paulista, o samba-canção "Teus olhos me contam tudo", de G. Viotti, XYZ e J. Canuto, e o samba "Morena cor de canela", Ari Kerner V. de Castro.

No mesmo ano, gravou de Chiquinha Gonzaga e Viriato Corrêa o samba-canção "Fogo foguinho", e as canções "Sou morena" e "Chinelinha do meu amor". Gravou também, em dueto com Vicente Cunha, o samba "Vamos se casá", composição dos irmãos João e Raul Valença. Em seguida, gravou o samba "Não chora", de João da Gente, e em dueto com o comediante Pilé, a marcha "Nhá Carola", de Petit.

Em 1931, atuando ao lado de Stefana de Macedo, Zezé Lara, Batista Jr, Procópio Ferreira e outros, participou do filme "Coisas nossas", o primeiro filme sonoro produzido no Brasil.

Ainda em 1931, gravou pela Columbia, com orquestra, as marchas "Carinhos... carinhos", de Jaime Redondo, e "Melancia", de Sivan Castelo Neto.

Em seguida, gravou com acompanhamento de orquestra típica, a toada "Esse jeitinho que você tem", de Marcelo Tupinambá, e o samba-canção "Num sorriso dos teus", de Napoleão Tavares e Jaime Redondo.

Entre outras rádios, atuou na Rádio Cultura de São Paulo, cantando três vezes por semana. Gravou um total de seis discos com 12 músicas pela Victor e Columbia.