×

Biografia de Helena Noguerra

Helena Noguerra, a nova voz dos Nouvelle Vague - a banda que se celebrizou a fazer versões de bandas como Joy Division, The Cure ou The Clash, nasceu em Bruxelas, no dia 18 de maio de 1969. Helena é atriz, cantora e apresentadora de televisão belga de ascendência portuguesa.

Com vários discos lançados na Bélgica, Helena Noguerra, de 40 anos, participou como atriz em várias produções, a última das quais A Vida Privada de Salazar , onde desempenhava o papel de Christiane Garnier, a jornalista francesa que, em 1951, veio a Portugal entrevistar Salazar.

Helena Noguerra, que também cantou no álbum Cinema de Rodrigo Leão (no tema "Jeux d'Amour"), faz agora parte da "brigada" de cantoras femininas dos Nouvelle Vague, por onde já passaram figuras como Phoebe Killdeer, Mélanie Pain ou Marina Céleste.

Irmã de Lio, cantora luso-belga nascida em Mangualde, Helena é ex esposa de Philippe Katerine (artista, cantor e comediante) e atual namorada do filho de Guy Bedos, Nicolas Bedos (dramaturgo).

Os seus temas foram usados em comerciais e programas de televisão como Lunettes noires pour nuits blanches de Thierry Ardisson (1988-1990). O seu primeiro single foi "Lunettes Noires", lançado em 1988, utilizando como nome artístico LNA.

Multifacetada, é igualmente atriz, apresentadora de TV, modelo e, mais recentemente, escritora. Helena Noguerra tornou-se uma cantora de gostos sofisticados, influenciada pela pop dos anos '60 e pela música popular brasileira, tendo colaborado em diversos projetos musicais: Ollano de Marc Colin (Nouvelle Vague), Imbécile de Olivier Libaux e "Dillinger Girl and Baby Face Nelson".

Helena foi igualmente convidada para o aclamado álbum "Cinema" de Rodrigo Leão onde interpretou dois temas com letra da sua autoria ("Jeux d'amour" e "La fête"). Em 2001, lançou o álbum "Azul" que inclui diversos temas em português e, em 2004, gravou com Phillippe Katerine o single "Euro 04" em homenagem ao campeonato da Europa organizado por Portugal.