×

Biografia de Ito Moreno

Baiano do sul da Chapada Diamantina, nasceu na cidade de Macaúbas. Devido a forte influência familiar, desde muito cedo enveredou-se pelo caminho da música. Com forte influência paterna, cresceu em meio aos chorinhos de Altamiro Carrilho, Valdir Azevedo, Jacob do Bandolim, do som sincopado de Jackson do Pandeiro e da sanfona nordestina de Luiz Gonzaga. Subiu ao palco pela primeira vez aos quatro anos de idade.

Aos 15 anos se muda para Salvador, quando tem contato com o movimento cultural Poetas da Praça, iniciando um novo aprendizado cultural na efervescente capital da Bahia. A cultura soteropolitana, a influência de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, João Gilberto, constituem um caldeirão, uma salada de influências na vida desse compositor interiorano.

Voltou para Macaúbas e depois para Livramento do Brumado/BA, lugares onde exerceu a odontologia, também por influência do pai.

Em seguida, mudou-se pra São Paulo, onde participou de vários festivais de música pelo interior do estado e em Minas Gerais. Dentre algumas premiações se destacam: 1º lugares: Festival de Andradas – MG; Festival Viola de Todos os Cantos – EPTV- MG; Festival de Música de Governador Valadares-MG; Festival de música de Sta. Rita do Passa Quatro - SP; 2º lugares no Fampop ( Avaré)-SP, Pereira Barreto-SP; 3º lugar no Festival de Ilha Solteira, etc.

Mais recentemente, em 2005, foi finalista do Festival da Nova Música do Brasil, produzido pela TV Cultura - SP, com transmissão para todo o Brasil, com a música Maracatu, Samba e Baião, colocação premiada com o clip da canção produzido pela BOB’s Film, em São Paulo.

Ito Moreno já tem quatro Cds gravados, sendo o primeiro independente e os demais pela gravadora Velas. O seu último trabalho é o Válvula de Escape, lançado em 2005. O seu novo trabalho já está pronto: "Código de Barras".