×

Biografia de Ivan Ferreira

Sua primeira composição gravada foi a marcha "O que foi que eu fiz", parceria com os irmãos Renato Ferreira e Homero Ferreira e lançada em 1952 pela gravadora Carnaval na voz de Geraldo Alves. Na mesma época o comediante Castrinho gravou, também pela Carnaval, a "Marcha do patati-patatá", com Renato Ferreira e Homero Ferreira.

Em 1960, sugeriu aos irmãos Glauco e Homero que fizessem uma marcha para um quadro do programa "A praça da alegria", apresentado na TV Rio, para o qual o irmão Glauco escrevia e que tinha um mendigo que dizia o bordão "Me dá um dinheiro aí". Antes mesmo de ser gravada, a marcha tornou-se sucesso ao ser cantada no programa "A praça da alegria". A marcha foi registrada inicialmente pelo cantor Moacyr Franco, que fazia o papel do mendigo no referido programa, em disco lançado pela gravadora Copacabana em 1959. Praticamente na mesma época foi feita uma segunda gravação em ritmo de tango por Aloísio e seus teclados. A marcha tornou-se o maior sucesso do carnaval do ano de 1960 e um dos maiores clássicos do carnaval sendo repetida ano após ano pelos foliões.

Ainda em 1960, a marcha seria regravada pela Lira de Xopotó em disco Sinter, e por Altamiro Carrilho e Sua Bandinha no LP "Parada de sucessos" em disco lançado pela Copacabana. Também em 1960, o calipso-rock "Rock do mendigo", com Homero Ferreira e Sérgio Ferreira, foi gravado por Moacyr Franco com sucesso, e o samba "Colher de chá", com Homero Ferreira e Renato Ferreira, foi lançado por Mara Silva. Teve ainda a marcha "Velho bossa nova",com Homero Ferreira e Renato Ferreira, registrada na gravadora copacabana por Moacir Franco. Em 1962, "Me dá um dinheiro aí" foi gravado na forma de dobrado pela Banda do 14º Regimento de Infantaria do Recife em disco Mocambo. Nesse ano, teve o samba-canção "O culpado fui eu", com Renato e Homero Ferreira, gravado por Gilberto Alves. Na década de 1970, a marcha "Me dá um dinheiro aí" foi regravado por Elizeth Cardoso no LP "Elizeth no Bola Preta". Em 1984, essa marcha seria regravada por Beth Carvalho no LP "Coração feliz", da RCA Victor.