×

Biografia de J. B. Lenoir

JB Lenoir (5 de março de 1929 - 29 de abril de 1967) foi um guitarrista de blues afro-americano, entre as décadas de 1950 e 1960 em Chicago.
O pai Lenoir o introduziu na guitarra e apresentou-lhe ao “som” de Blind Lemon Jefferson, cuja música se tornou uma grande influência. Durante o início dos anos 1940, Lenoir trabalhou com os músicos de blues Sonny Boy Williamson e Elmore James em Nova Orleans. Mais tarde acabaria por encontrar a influência musical de Arthur Crudup e Lightnin Hopkins.
Em 1949, ele se mudou para Chicago e o então conhecido Big Bill Broonzy o ajudou a se inserir à comunidade local do blues. Ele começou a tocar em discotecas, com músicos como Memphis Minnie, Big Maceo Merriweather e Muddy Waters, e se tornou uma parte importante de blues da local. Ele começou a gravar em 1951 na JOB Chess Records. Sua gravação de "Coreia do Blues" foi licenciada e lançada pela Chess. Sua banda era formada pelo pianista Sunnyland Slim, guitarrista Leroy Foster, e o baterista Alfred Wallace.
Durante a década de 1950 gravou em várias gravadoras de Chicago. Suas canções mais bem sucedidas foram "Let's Roll", "The Mojo", com o saxofonista JT Brown, e o polêmico "Eisenhower Blues".
Lenoir ficou conhecido na década de 1950 por sua performance – em particular por seus trajes zebra-padrão e sua voz estridente. Ele se tornou um influente guitarrista e compositor, e a sua propensão para a crítica social o distinguiu em muitos outros bluesmen da época. Uma das músicas mais e bem sucedida, duradoura inclusive comercialmente foi "Mamma Talk To Your", pela gravadora Parrot, em 1954.
Em 1963, Lenoir registra-se na E.U.A. Records como "J. Lenoir e seu Ritmo Africano", desenvolvendo interesse particular na percussão Africana. No entanto, ele esforçou-se para trabalhar como músico profissional e por vezes teve trabalhos paralelos, inclusive trabalhando na cozinha da Universidade de Illinois em Champaign.
Lenoir foi redescoberto por Willie Dixon, que gravou os álbuns Alabama Blues e Mississipi (inspirado no movimento dos Direitos Civis e Liberdade de Expressão); excursionou pela Europa, em 1965 com a American Folk Blues Festival, no Reino Unido.
O trabalho Lenoir tinham conteúdo político diretamente relacionadas com o racismo e a Guerra do Vietnã.
As iniciais "J.B." não tem nenhum significado específico, seu nome era simplesmente "JB".
Ele faleceu em 29 de abril de 1967 em Urbana, Illinois, aos 38 anos, em conseqüência de ferimentos que sofreu num acidente de carro.