×

Biografia de Jamaica Groove

A fusão de diversos instrumentos e de outros estilos musicais, tais como a capoeira, o samba, o jazz e a psicodelia do dub, aliados aos sons do reggae, ritmo que combina a cadência hipnótica dos tambores com harmonias simples, buscando seguir a batida do coração. Deixa clara a idéia de criar um estilo de som experimental, sem preocupações com definições habituais. A mistura musical marcante, com mensagens positivas e críticas, visa proporcionar ao ouvinte momentos surpreendentes e contagiantes.
A primeira formação do grupo natural de Tubarão/SC, criado em novembro de 2002, surgiu com o intuito de agitar as badaladas noites de verão do Farol de Santa Marta, palco da primeira apresentação. Com outro nome e apenas três integrantes o Jamaica Groove já despertava a atenção do público e estava voltado para reproduzir versões acústicas de clássicos do reggae raiz nacional e internacional.
Com a entrada de novos integrantes e a necessidade de assumir uma identidade, incentivaram o grupo a expor sua arte, através dos diversos elementos adquiridos, músicas de composição, arranjo e produção próprias.
Formado por Frank Medeiros, (vocal, percussão e berimbau); Gustavo “Avohai” Medeiros, (violão, guitarra e escaleta); Diego Nunes, (guitarra e cavaco); Guilherme “Pilha” Santana, (baixo); Nido, (flauta transversal). Fabrício “Pokemon” Eufrázio, (bateria). E a soma de músicos de apoio com teclados e instrumentos de percussão.
O primeiro trabalho denominado “Mãe Terra” deseja mostrar uma seqüência de dez composições. Num primeiro momento a música e as letras expondo um ponto de vista crítico sobre um cotidiano atual comum, com as músicas: “Loucos”, “Dinheiro” e ”Ironia do Destino“. Em seguida “Pare pra Pensar”, o divisor de águas, para o início de um segundo momento. O grupo vem propor alternativas e mudanças, com as canções: O Progresso da Nação”, “O Profeta” e “No Caminho”. Para expandir o bem e motivar ainda mais, como sugere “ Não seja só mais um Covarde”. Afim de reforçar a mensagem e convidar a todos, como diz a letra em “Vamos Todos”. E finalizando esse trabalho na idéia principal, a valorização da vida e da ”Mãe Terra”.
Em suas apresentações ao vivo, além de tocar suas próprias canções, o Jamaica Groove mistura ao seu repertório, músicas de artistas já consagrados, como Gilberto Gil, Bob Marley, O Rappa, Pink Floyd, Dazaranha entre outros. Unindo com criatividade, outros gêneros musicais ao som do reggae.
Todas as apresentações da banda aconteceram no estado de Santa Catarina. A intenção de inovar e ganhar cada vez mais espaço no meio musical, através da cultura, do reggae e de mensagens positivas e de incentivo, vem mostrar ao público que freqüenta os shows, o entrosamento do grupo que cultiva suas raízes e expande seus caminhos, conquistando o reconhecimento.