×

Biografia de Jimmy Reed

Reed nasceu em Dunleith, Mississippi em 1925, aprendeu a tocar gaita e guitarra com Eddie Taylor, um amigo próximo. depois de passar varios anos aperfeiçoando sua música, Reed foi viver em Chicago, Illinois em 1943, antes de entrar na marinha americana durante a segunda guerra mundial. Em 1945, Reed foi dispensado e voltou para Mississipi durante um breve período, para casar com sua namorada, Mary "Mama" Reed, antes de ir para Gary, Indiana para trabalhar em um Armour & Co.

Até a década de 1950, Reed tinha se estabelecido como um músico popular junto à "Gary Kings", com John Brim, bem como tocou na rua com Willie Joe Duncan. Reed não conseguiu um contrato com a gravadora Chess Records, mas, em seguida, assinou com a Vee-Jay Records, através de um baterista, Albert King.

Na Vee-Jay, Reed começou a tocar novamente com Eddie Taylor e compôs "You Don't Have to Go", seu primeiro sucesso. Este foi seguido por uma longa seqüência de sucessos. Reed manteve sua reputação, apesar de galopante alcoolismo. Às vezes, a sua mulher tinha que ajudá-lo a se lembrar das letras de suas canções durante o show. Em 1957, Reed desenvolveu epilepsia, embora a doença não tenha sido diagnosticada corretamente por um longo tempo, e Reed assumiu que era delirium tremens.

Apesar dos seus numerosos sucessos, os problemas pessoais o impediram de atingir o mesmo nível de fama como outros artistas de blues populares daquela época, embora ele tivesse canções melhores do que as de outros artistas. Quando o contrato com a Vee-Jay Records encerra, seu empresario assina um contrato com o inexperiente ABC-Bluesway rótulo, mas nunca foi capaz de bater outra pontuação.

Em 1968 ele visitou a Europa com o American Folk Blues Festival.

Jimmy Reed morreu em Oakland, Califórnia, em 1976, oito dias longe de seu 51o aniversário. Ele foi enterrado no Cemitério Lincoln em Worth, Illinois.

Em 1991, Reed foi postumamente induzido no Rock and Roll Hall of Fame.