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Biografia de João Leal De Brito

Aos dez anos de idade estudou violino. Com 18 começou a aprender piano. Em 1939 mudou para São Paulo.

Iniciou a carreira em 1939 atuando na boate Tabu em São Paulo. Em 1942, transferiu-se para o Rio de Janeiro a fim de atuar na orquestra de Fon-Fon. Em 1944, formou seu próprio conjunto.
Em 1951, gravou na Todamérica ao piano os choros "Foi sem querer" e "Machucadinho" de sua autoria. Em 1953, compôs com Mesquita o baião "Pitu" e o choro "Estela", gravadas por Mesquita e seu Conjunto. No mesmo ano gravou ao piano com Fat's Elpídio o choro "Sururu na Lapa", parceria dos dois. Em 1952, teve gravado o baião "Rosinha", parceria com Fat's Elpídio, por Mesquita e Seu Conjunto. No ano seguinte, Gentil Guedes e Sua Orquestra gravou seu choro "Vê se te agrada", na Sinter.

Em 1956, gravou com seu Conjunto pela Continental os sambas "Nem eu" e "Vatapá", ambos de Dorival Caymmi. No mesmo ano, gravou ao piano pela Sinter os sambas "Feitio de oração" de Noel Rosa e Vadico, "Jura" de Sinhô, e "Implorar" de Kid Pepe e Germano Augusto. Em 1957, gravou ao piano pela Sinter, o fox-trote "No tempo da jazz-band" e, com seu Conjunto, o bolero "Dolores" de H. Giraud e R. Bravard. No mesmo ano, participou do LP "Tarde dançante nº 2" lançado pela Sinter e que contou ainda com as participações de Pedroca, José Menezes, Irany Pinto, Walter Gonçalves, Silva Leite, Luperce Miranda, Juca do Acordeom e Eduardo Patané. Nesse disco, interpretou ao piano o fox "Moritat", de Kur Weill e Bertolt Brecht.

Com seu conjunto, sua orquestra e coro acompanhou diversas gravações na Sinter, entre as quais, as de Neusa Maria, Carlos Augusto, Marilena Cairo, Trigêmeos Vocalistas, Vanja Orico e Gilda Valença. Nesse período gravou com seu conjunto pela Continental o LP "Sucessos de Dorival Caymmi".

Em 1959, teve o "Choro na gafieira" gravado pelo Conjunto Samba Blue. Em 1960, gravou na Columbia com seus Ases do Ritmo as rumbas "Mustafá" de domínio público, e arranjos de sua autoria e "Adão e Eva" de Paul Anka. No mesmo ano, teve sua parceria com Fernando César, o bolero "Desencontro", gravado por Antenor Correia na Odeon.

Em 1961, Jorge Goulart gravou "Tu vais passar", tango, Peri Ribeiro o bolero "Noite chuvosa" e Wilson Simonal, "Biquini de borboletas", parcerias com Fernando César. Em 1962, a Banda do Corpo de Bombeiros gravou de sua parceria com Fernando César, a música "Terezinha de Jesus" e Dalva de Andrade gravou "Não me esqueça", da mesma parceria.

Em 1963, Helena de Lima gravou, de sua parceria com Fernando César, "Nunca te direi" e "Longe de mim". Em 1964, a mesma Helena de Lima gravou "Ponto e chuva", no ano seguinte, "Ser saudade", em 1966, "Nossa favela" e "Ainda bem" e, em 1975, "Quem viu gostar assim", todas parcerias com Fernando César.

Entre os LPs que gravou estão "Convite ao samba" e "Dançando com Britinho", pela Sinter, "Dançando em HI-FI", pela Columbia e "Músicas de filmes de todo o mundo", pela Odeon. Utilizou os pseudônimos de Pierre Kolman e Franca Vila.