Biografia de Joe Dassin

Joseph Ira Dassin nasceu em 5 de novembro de 1938. Seu pai, Jules Dassin era cineasta. A sua mãe húngara, Béatrice Launer, violinista virtuosa. Viveram nos Estados Unidos, Nova Yorque, mas dois anos após o nascimento de Joe, a família mudou-se para Los Angeles, em Hollywood e Jules Dassin assina o seu primeiro contrato com a MGM. Joe e as suas duas irmãs, Rickie e Julie possuem dotes musicais. Joe toca guitarra, piano e banjo. Na escola era o melhor aluno da classe, inteligente e brilhante. Disse ele tempos mais tarde que a infância foi a época mais feliz de sua vida.

Em 1951 Jules Dassin retorna à América com sua mulher e os seus filhos. Eles se instalam em Paris. Jules e Béa são obrigados a mandar as suas crianças para um colégio interno na Suiça. Lá em Genebra, Joe cai de amores pelo esqui e prefere esse esporte aos estudos e com isso em 1955 recebe uma menção honrosa como "o melhor". Nesse mesmo ano Joe retorna à Paris e fica sabendo que os seus pais se divorciaram. Uma bonita mulher entrou na vida de seu pai, Mélina Mercouri. Joe retorna aos Estados Unidos e prossegue ali os seus estudos, mas rapidamente Joe começa a compreender que não poderá viver na América e que possue fortes elos com a França. Em 1963 obtém o seu doutorado em etmologia e retorna à Paris.

Trabalha em filmes de Jules, mas não quer continuar para sempre dependente do pai e acaba deixando o cinema. Com um amigo francês Joe ouve incessantemente George Brassens. Lá ele tem a idéia de cantar nos terraços dos cafés. Sem dinheiro no bolso desembarca em Paris com a sua guitarra. Em 13 de dezembro de 1963 encontra uma jovem, Maryse Massiera. Maryse apresenta-lhe à uma amiga que trabalha para os discos C.B.S. Maryse registra a voz de Joe em uma fita cassete e entrega à C.B.S. Algumas semanas depois Joe assina o seu primeiro contrato. Joe e Maryse que eram namorados resolvem se casar em 18 de janeiro de 1966.

Em 1969 torna-se um cantor popular, cercado de numerosas admiradoras aumentando os seus fãs e estendendo esse sucesso à vários países, inclusive em toda a América Latina e no Brasil em um tempo que músicas francesas faziam grande sucesso no Brasil. Joe ficou conhecido pela sua bela voz e as lindas canções românticas em todo o mundo.

Em 1973 Maryse fica grávida, dando à luz à um bebê prematuro, Joshua, que morre 5 dias após o nascimento. Doravante nada mais será como antes e Joe fica muito deprimido. Afoga-se no trabalho e o seu casamento começa a desmoronar e em 5 de maio de 1977 se divorciam amigavelmente. Em seguida Joe encontra Christine Delvaux e acaba se casando com ela em 14 de setembro de 1978 em Cotignac. O seu primeiro filho Jonathan, nasce. Joe se sente o mais feliz dos homens. No entanto nesse mesmo ano algo se quebra entre o relacionamento e o amor se acaba. No dia 22 de março de 1980, Christine lhe dá um segundo filho, Julien, mas tres semanas apenas após o nascimento de Julien, Joe pede o divórcio.

O divórcio com Christine abala muito a sua vida e o seu estado de saude, pois ele já era cardíaco. Durante uma apresentação de gala que dá em Canes em 11 de julho 1980, desmaia durante 10 minutos e é transportado à um hospital. Joe decide então descansar em Tahiti. Lá poderia esquecer o esgotamento pelas várias tournés e a tristeza pelo seu divórcio. Viaja acompanhado de Claude Lemesle, sua mãe Béa e seus 2 filhos Jonathan e Julien que estavam com ele no restaurante "Chez Michel e Eliane" em Papeet no dia 20 de agosto de 1980 ao meio dia quando Joe cai com uma fatal crise cardíaca. Ele morreu tres meses antes de completar os seus 42 anos.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.