Biografia de José Acácio Santana

José Acácio Santana maestro, compositor, poeta e professor brasileiro dedicou sua vida a serviço do som e da palavra. Ministério que deu início aos sete anos de idade.

Mais de três mil obras constituem o saldo da vida artística deste músico e poeta de intensa e extensa capacidade produtiva.

Consagrado internacionalmente, não fogia ao compromisso de servir, com sua arte, aos pequenos grupos artísticos e às comunidades.

Pioneiro no Brasil nas composições litúrgicas pós Concílio Vaticano II, possuia a invejável unidade musical e literária em suas composições, onde convivem harmoniosamente o poeta e o músico, de maneira plena.

É nesta unidade, alimentada por uma profunda fé, que se encontra o segredo do sucesso e da aceitação incondicional de suas obras.

Conhecido como o Missionário da Música, Acácio transformava seus talentos em frutos acessíveis a todos. Ele alcançou renome internacional, pela extensão e variedade da sua obra musical e poética, que abrange desde a canção infantil até a ópera e os oratórios eruditos.

Sua atuação na área cultural mereceu-lhe grandes homenagens, entre elas “Medalha do Mérito Coral Brasileiro”, “Mérito Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina”, “Medalha do Mérito Anita Garibaldi”, “Batuta de Ouro”, “Cidadão Honorário” de mais de 30 municípios brasileiros.

Atendeu a mais de 1500 corais brasileiros e vários de outros países. Só em Santa Catarina mais de 1000 grupos se beneficiam do seu trabalho. Grande parte de sua obra está gravada por Paulinas/Comep.

José Acácio Santana maestro e compositor, com especialização em regência e música sacra, foi diretor e regente do Coral Acorde Coração, de Florianópolis, Santa catarina, formado por 150 integrantes. Gravou doze CDs pela Paulinas/COMEP.

Especialista em Canto Coral Sacro José Acácio Santana era graduado em regência e composição em Colônia, na Alemanha.

Desde 1962 Acácio trabalhou no incentivo do canto coletivo, e acessível ao público.

José Acácio conta com seis cursos superiores em música, 900 obras ensaiadas, 10 discos produzidos, criação de mais de 200 corais, 3.000 concertos.

Conhecido por suas turnês pela Europa José Acácio foi regente do Coral da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, o qual obteve elogiosas referências da imprensa internacional e da crítica especializada.

Em 46 anos de história, com expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro, o Coral da UFSC (Fundado em 09 de janeiro de 1963) já apresentou oratórios e gravou especiais para a televisão; atuou como coral piloto incentivando a criação de dezenas de corais no Estado; realizou mais de 1500 concertos de extensão universitária.

O coral formado por alunos, funcionários e professores da UFSC e pessoas da comunidade externa. Já passaram pelo coral mais de 2300 cantores. Como primeiro regente teve o Monsenhor Agostinho Stähelin que foi substituído pelo maestro José Acácio Santana. O coral então sob a regência de Acácio, de 1964 até 1996, fez uma tournèe pelo continente europeu. A partir de 1997 atua sob a regência da Maestrina Maria Severina Borges.

O coral da UFSC, que atende a compromissos sócio-culturais promovidos pela UFSC, já se apresentou em inúmeras cidades de todas as regiões de Santa Catarina e nas principais capitais do Sul do Brasil e em cidades de seis países, quando da sua tournèe européia em 1994.

Dentro de uma proposta de qualificação e crescimento musical dos seus componentes é realizado por sua regente o ensino de teoria musical, solfejo, técnica vocal, percepção e ritmo. Desde 1977, os ensaios acontecem às terças e quintas-feiras, das 8 às 10 horas da noite, na Igrejinha da UFSC, antiga igrejinha da Trindade.


Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.