Biografia de José Augusto

Filho único de uma enfermeira e do melhor sapateiro do bairro, Guto cresceu brincando na ladeira “Frei Orlando”.

Em meio às brincadeiras, já era possível notar a inclinação artística do garoto.
Usando algumas latas como microfone ele passava o dia a imitar grandes cantores.

Seu pai logo percebeu que havia algum talento na brincadeira, e lhe comprou um piano. Logo em seguida, Guto começou os estudos musicais. Aos onze anos de idade, Guto ganha um violão e aprende os primeiros acordes com a ajuda de um amigo. Com doze anos, começa a compor. As primeiras letras já demonstravam o estilo romântico que consagraria sua carreira.

Batalhando por um espaço, José Augusto participou de festivais e realizou vários testes em busca de um contrato. Finalmente ele consegue gravar um “compacto-teste” e pouco tempo depois, assina com uma grande gravadora.

O primeiro trabalho de José Augusto não vendeu muito bem. Para reverter este quadro, ele participa de alguns programas de televisão. Em seguida, grava um segundo compacto e acerta em cheio no gosto do público.

A música “De que vale ter tudo na vida” foi sucesso absoluto e impulsionou a venda de mais de 130 mil cópias em apenas 3 meses.

José Augusto se tornou o artista mais vendido no país. O sucesso repentino do segundo compacto não assustou o jovem cantor, que se preocupava em continuar uma pessoa simples e humilde.

Em 1973 José Augusto lança o primeiro LP, dando seqüência ao sucesso do trabalho anterior.

Com milhares de cópias vendidas, e aclamado pelo público, ele ganha o prêmio de cantor revelação.
O segundo compacto de José Augusto também foi gravado em espanhol e lançado na Argentina.

Em pouco tempo as canções românticas conquistaram as paradas de sucesso em diversos países da América Latina.

Em 1974 José Augusto já era sucesso no Brasil e no exterior. No início deste ano, ele grava o primeiro álbum inteiramente em espanhol, com uma versão da música “Luzes da Ribalta”. A canção vira hit em diversos países, e consagra o cantor no mercado latino.

As duzentas mil cópias vendidas somente na Espanha, lhe renderam o “Prêmio Olé de La Canción” naquele ano.

O segundo álbum chamado “Palavras, Palavras” o levou em turnê pelo México, Venezuela e Paraguai.

Pouco tempo depois, ele visitava os Estados Unidos para uma série de shows e apresentações em programas de rádio e televisão.

Na década de 80, José Augusto era um cantor experiente e possuía uma sólida carreira no mercado internacional.

Mas a consagração nas rádios brasileiras se deu em 1985 com o estouro da música “Fantasias”.

As letras românticas fizeram sucesso também em trilhas de novelas. José Augusto chegou até a atuar em algumas delas.

Durante a carreira, ele pôde dividir o palco com grandes nomes da música internacional, sem falar nos ícones da música brasileira.

Compondo sozinho, ou ao lado de parceiros como Paulo Sérgio Valle, José Augusto emplacou sucessos nas vozes de outros artistas. Nomes como Chitãozinho e Xororó, Alcione, Luiz Ayrão e Fafá de Belém já gravaram hits do autor.

José Augusto se consagrou falando de um tema que está presente na vida de todos. As letras românticas bem direcionadas, lhe renderam grandes números.

Somente no mercado latino foram mais de 5 milhões de cópias vendidas. No Brasil a soma chega a quase 15 milhões.

Nestes 35 anos de carreira, ele superou dificuldades e se tornou sucesso absoluto no Brasil e no exterior.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.