Biografia de Katinguelê

Eles têm 15 anos de carreira, sendo que vem ocupando o merecido destaque somente nos últimos 6 anos.

Na verdade esse nome "Katinguelê" (denominado criança iniciante na capoeira) já existia desde a primeira formação, numa época em que o samba ainda era discriminado e restrito apenas à classe baixa. Mas graças a Deus, o samba venceu esse preconceito e superou todas as dificuldades existentes no mundo musical para chegar na posição a que pertence hoje.

Isso tudo fez com que os paulistanos Mário, Salgadinho, Hoody, Téo, Nino e Breno (atual formação) acreditassem no sucesso e batalhassem para chegar no auge que se encontram. Todo esse sucesso dependeu muito dos empresários Wanderley (nos 2 primeiros trabalhos) e Sidney Gallego (antigo empresário), que acreditou no talento deles desde o início.

O primeiro dos 6 discos lançados em toda a história "Katinguelê" foi o Bem no Íntimo em 1992 (após eles terem gravado a música Um doce sabor numa coletânea feita no bar Chopapo-Santo André). Nele ficou marcado sucessos como Eleni, Bem no Íntimo e principalmente Deusa ou Menina. A partir daí o grupo não parou mais !...:emplacou com Corpo Lúcido, Cilada, Pra gente matar a saudade, Separação (músicas do 2º disco- Meu recado -1994, mas ainda com uma gravadora independente).

O sucesso em todo o território nacional chegou definitivamente ao lançarem o 3º disco (1996) pela gravadora Continental, tendo como título No compasso do Criador. Deste trabalho expandiu de norte à sul sucessos como Só pedindo bis, Recado à minha amada, Ainda resta uma bagagem Luana e No Compasso do Criador. A Continental não só divulgou o novo trabalho do grupo como também relançou os dois primeiros Cds independentes. Além do reconhecimento do público, conquistaram também a marca de pioneiros em tocar samba romântico (apesar do eclético repertório).

Depois, em 1997, chegou nas paradas o CD Mundo dos sonhos, trazendo para os fãs baladas suaves como Mundo dos sonhos, Pra nunca mais dizer adeus, Tudo o que mais quero, Engraçadinha e Apaixonadamente. O grupo despontou em fazer tournês por todo o Brasil. Foi um tremendo sucesso!!! Eles se tornaram tão queridos no coração das fãs, que foram apelidados de "Os gatinhos do Pagode" ...tudo a ver com eles!

Os jovens rapazes não param por aí, não! Em 1998 mais um CD, mais 15 músicas para marcar a trajetória : Katinguelê na área. E nele o público confere uma das músicas mais emplacadas e cantadas do Katinguelê, que é Inaraí. Além desta, tem também Morena (parceria com Maurício Mattar), Fala de amor pra mim (música de Xexéu, ex-Timbalada), Meu cavaco (parceria especialísssima com Zeca Pagodinho), Pertinho, Só mesmo o teu amor (que foi a primeira música de trabalho do CD), e não deixou de ser um super-sucesso!

A fim de comemorar os 15 anos de estrada, o Katinguelê nos presenteia em 1999 com mais um CD, só que desta vez com uma novidade a mais: É ao vivo! Tem 15 músicas, sendo a maior parte sucessos aclamados pelos fãs, e algumas inéditas. Pode-se destacar entre elas a regravação da música Sangrando do Gonzaguinha que ficou imperdível na voz do Salgado. Já trabalharam as músicas Minha Deusa, Cigarro Apagado e Clima de Verão. Quem não as conhece?!

O grupo tende a crescer cada vez mais, isso graças ao público que os prestigía aprovando suas canções, e graças a eles próprios, pela batalha que sempre vêm mantendo. Os meninos do Katinguelê merecem esse destaque nacional porque têm consigo muita garra e união, além de terem um coração muito cheio de bondade, talento e simplicidade.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.