×

Biografia de Kelen Franco

Kelen Franco nasceu em Londrina, Paraná no dia 16 de setembro de 1976, filha de Jair Zemuner e Adiloar Franco Zemuner. Quando estava com 9 meses de idade a família mudou-se para Ponta Grossa/PR. Kelen começou a cantar aos 2 anos com seu pai, que tocava violão. Cantou em várias igrejas da região com ele antes de completar 5 anos.

A música “Vivo” do seu Cd foi gravada nessa época. Com 6 anos comecei a estudar piano. Quando completou 9 anos sua família voltou para Londrina onde continou seus estudos de piano, participando de audições e acompanhando seus professores devido à habilidade musical que Deus lhe deu. Aos 12 anos começou a tocar na 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina (IPI) entre cultos, acampamentos, ministério infantil, em seguida para os adolescentes e por fim tocou até os 17 anos em tudo mais dentro da igreja.

Em 1994 começou a compor músicas para o que seria sua primeira experiência como cantora solista. No ano seguinte, com a direção e arranjos de Paulo Wesley (que mais tarde se tornaria seu marido), gravou seu meu primeiro Cd: “Nova Vida”. O Cd, independente, foi produzido com pouquíssimos recursos; porém a mão de Deus já estava sobre suas vidas.

O próximo passo era arranjar uma gravadora evangélica que pudesse lançar o Cd.

Após um ano decepcionante em São Paulo batendo de porta em porta, dias e dias de espera por respostas, recebendo propostas no mínimo estranhas por se tratar do povo de Deus, Kelen "desistiu"…na luta pela sobrevivência resolveu usar seu talento para o trabalho profissional de música. Como o Paulo já era bastante conhecido no meio profissional, não foi difícil receber o primeiro convite para ser backing vocal do cantor Marcelo Aguiar. Em seguida foram aparecendo mais e mais oportunidades.

Cantou com a Beth Guzzo e Vanusa, até que apareceu um teste para um musical produzido por uma pessoa muito influente no meio musical, dirigido pela Cininha de Paula (diretora da Globo), onde Kelen concorreu com mais de 200 candidatas de todo Brasil. Kelen foi aprovada e ganhou o papel principal no musical. Foi vista e elogiada por toda a ‘nata’ da música popular como a Rita Lee, Daniela Mercury, Ney Matogrosso, o Boni (da globo), a Gabi (Marília Gabriela), Paulo Autran (ator), e mais uma ‘constelação’ de ‘estrelas’. Tudo parecia muito bem, só que ainda ficou ‘melhor’. Kelen foi convidada para fazer um disco pela Polygram (hoje Universal), a maior gravadora na época.


Kelen conta que: "De um equívoco na agenda do Rodolfo Montosa nós nos encontramos e, conversando, nasceu a parceria com a Zoe Music para fazermos o novo Cd Vertical. A Zoe Music não é a Polygram mas o nosso Deus é O MAIOR. Sabemos que Deus vai honrar cada dia das nossas vidas".

Em 2001 foi lançado “Vertical”, seu segundo CD e em 2008 “For The Nations”, gravado em Atlanta, USA com arranjos e produção de Paulo Wesley e John Carrozza, produtor de Boyz II Men.