×

Biografia de La Habitación Roja

Formada em 1995 por Jorge Martí e Marco José, quem iria se juntar em breve Pau Roca, o baixista foi ocupado até 2001 por Juanjo Espinosa, ano em que ele substituiu Mark Greenwood, estabelecendo-se ea formação final do grupo. Eles começaram a fazer-se conhecido na cena musical em Valência para ser vencedores do Rock Circuit.

Em 1997 vem à luz "Popanrol," um primeiro EP de 7 músicas, começando com um passeio pela geografia espanhola resultados discretos, o que irá mudar após a publicação de seu LHR primeiro álbum em 1998 e seu desempenho o mesmo anos na FIB e da BAM, com a qual o grupo L'Eliana está se tornando um nome na cena alternativa.

"Matéria" é publicado no próximo ano, um disco único, com grande crônica e longa turnê promocional que se inicia e faz com que, definitivamente, a instalação do grupo Valência entre os destaques dessa temporada (Mondosonoro como revistas, programas de raio como discos de grandes dimensões ou de suplementos, como o país das tentações realizar muitas críticas positivas da sua carreira e estão entre os grupos para continuar no indie estado).

Em 2001 surge "Radio", que estabelece a progressão da banda, ambos os meios de desempenho (antes de mais de 20.000 pessoas no festival de Benicassim) e nível de ruído (é notória a evolução ao longo destes primeiros registros, a partir do som de seus primeiros 90 gravações, a banda assume tons retirar suas referências musicais como The Go-Betweens, Teenage Fanclub ou campos magnéticos, o que reforça ainda mais o som da banda).

O estilo particular de LHR continua a evoluir em seu quarto álbum (4), com uma maior presença de guitarras e canções mais nu (alterar esta também está sendo influenciado pelo abandono do tecladista, Eduardo Martinez, ea decisão tomada pelo grupo de não -- suplente), tornando-os mais acessíveis ao público, algo que é evidente em sua turnê.

Na sequência da publicação em 2004 de "um mundo perdido", compilação de raridades caro, The Red Room Recordings no mar deixa, a partir das fileiras da empresa Mushroom Pillow, onde começam em 2005 "New York Times disco emblemático" sua carreira, um requintado conjunto de questões sobre as quais o grupo demonstra sua plena maturidade musical com um som muito convincente e hinos como "Eles serão para nós" ou "Black Holes", que pôs para LHR no imaginário coletivo de um todo geração.
"Quando nada permanece" (2007) repete o mesmo padrão que o recorde anterior em Chicago, das mãos de Steve Albini, o domínio da guitarra, letras e uma grande comunhão comprometida com seu público em suas apresentações. Este disco vai chamar dois eps a posteriori ", Posidonia" e "Isto não é another love song", que aprofundar ainda mais os lugares-comuns da banda.