×

Biografia de Letto

O cantor e compositor Letto apresentou no dia 09 de setembro/2009, um concerto autoral no Belle De jour Bistrô (Aberto em 2002 - Natal/RN). O show contou com a participação de Rani de Moraes, Simona Talma, Drika Duarte e Luiz Gadelha. Os músicos executaram as canções concretizadas em parceria. O repertório também reuniu músicas novas de Letto apresentadas em seus concertos autorais anteriores.

Compositor e cantor, Letto nasceu no Rio de Janeiro-RJ, e reside em Natal/RN desde infancia. “Letto” iniciou seus estudos musicais em 2001, com o violão clássico como instrumento base para suas criações.

Em seguida, escolhendo a música popular como linguagem, foi construindo suas letras carregadas de poesia existencialista, extraída das imagens que ilustram o cotidiano, refletindo o ser e seus íntimos comportamentos.

Apesar de possuir uma grande afinidade pelo Rock, suas canções nascem de forma aberta a ritmos variados e experimentais, não seguindo uma linha comum, vestidas de metáforas, criticismo, realismo e melancolia.

No formato voz e guitarra, Letto se apresenta em saraus, livrarias e pontos culturais diversos, levando em seus concertos a valorização de um repertório inteiramente autoral.

É um dos fundadores do grupo “Elegia e Seus Afluentes”, que nasceu em 2004 visando a juntar cenicamente poesia declamada e cantada, com o qual participou de projetos importantes, como: “Bendita Poesia 2006”, “Quarta Musical Casa da Ribeira 2006”, “Festival Mpbeco 2007”, “Cientec UFRN 2007”, e “Salão de Artes Visuais Capitania das Artes 2008”.

Além disso, integra, assiduamente, ações ligadas ao teatro, à performance e às artes visuais. Em 2006, Letto representou o Brasil como instrumentista, integrando a banda formada pelos músicos potiguares Ricardo Baia, Tiquinha Rodrigues, Ângela Castro, Filipo Rodrigo, Wagner Tsé, Betão e Rafael - banda que acompanhou o grupo parafolclórico da UFRN no “Festival Internacional de Artes Populares”, o qual, nesta edição, aconteceu na cidade de Santa Cruz do Sul - RS."

Em 2007, lançou o concerto “Musa Música Prostituta”, enfatizando o constante valor dado à exposição de um repertório autoral, acompanhado pelos músicos Iuri Matias (guitarra) e Sami Tarik (percuteria).

Tal concerto lançou canções como “Cardápio” e “Procissão de Pedras”, as quais abordam, com uma musicalidade psicodélica, a desvalorização da arte de uma forma geral e o modo como ficamos passivos diante do caos cultural, manifestando de forma crítica a postura do artista em relação ao seu próprio exercício.

Em 2008, é a vez de “A Vida Pede Um Concerto”, sintetizando o amadurecimento do seu trabalho, e assumindo uma sonoridade mais contemplativa, pura e reflexiva, de maneira a mostrar uma dialética intimista entre canção e publico, e, sobretudo, revelando de forma crua a relação entre voz, melodia e palavra.

Já no final de 2008, une o repertório dos dois últimos concertos autorais e apresenta tal junção para o público da “Cientec 2008 UFRN”.

Em 2009 lançou o concerto audiovisual “Fotografia Das Falas”. Atualmente, Letto processa a criação dos arranjos com a nova formação da banda que o acompanha! Kleber Moreira (bateria) Iury Matias (guitarra) Monzeira Bass (contrabaixo)