×

Biografia de Lobotomia

O Lobotomia é uma banda de Hardcore/Crossover Thrash de São Paulo.

O Lobotomia nasceu em 1984, tocando um som absolutamente Hardcore. Sua formação original contava com Caio no vocal, Adherbal Billy Argel nas guitarras, Grego na bateria e Alfredo no baixo. O movimento Punk estava em alta, locais como Napalm, Carbono 14, Lira Paulistana, Madame Satã, Ácido Plástico e outros abriam suas portas para receber bandas desse estilo.

No final do ano de 1985, o Lobotomia participou da coletânea Ataque Sonoro, pelo selo independente Ataque Frontal, nesse álbum já é visivel a mudança no estilo musical da banda, a procura de uma nova sonoridade e o começo da fusão com outros estilos de som pesado. Junto com as bandas: Cólera, Garotos Podres, Ratos de Porão, Armagedom, Vírus 27, Grinders, Desordeiros, Auschwitz, tornaram esse álbum um ícone na história do punk Brasileiro.

Em 1986, Caio no vocal, Adherbal Billy Argel nas guitarras, Grego na bateria e Zezé no baixo preparam-se para gravar o que seria o primeiro disco de "metalpunk" brasileiro , estilo precursor do que hoje conhecemos como crossover. O LP Lobotomia, vinil foi gravado e produzido pela própria banda, a New Face Records colaborou na prensagem e cuidou da distribuição em 1987. Esse álbum tem como caraterística o som metálico, sombrio e inovador, diferente de tudo aquilo que se escutara em termos de punk até então no Brasil. Nesse trabalho encontramos a regravação de Faces da Morte e também clássicos da banda como, Só Os Mortos Não Reclamam e Indigentes do Amanhã, com letras de Billy e Caio.

Esse disco foi marcante pelo fato de que mesmo sendo um som pesado e completamente fora de qualquer padrão comercial para a década de 80, uma de suas faixas, Só Os Mortos Não Reclamam , foi durante alguns meses excutada na programação normal da 89 FM, emissora que na década de 80 intitulava-se a Rádio Rock. Nessa época era iconcebivel a execução desse género de música, mesmo a emissora tendo um perfil mais alternativo. Nessa fase o Lobotomia sofre mais uma mudança, para as apresentações ao vivo foi chamado Paulo, amigo do vocalista Caio que assume a segunda guitarra. Com essa formação ocorreram vários shows no underground Paulista e no interior.

Em 1988, Zezé e Caio saem para entrada de Flavinho no baixo e Guba no vocal. Nesta fase seriam compostas a maioria das músicas do próximo álbum, muitas das letras foram escritas pelo então vocalista Guba. Com sua saída quem assume agora os vocais é Marco. Com essa formação entram em estúdio em Belo Horizonte e gravam pelo selo Cogumelo discos em 1989 o LP Nada É Como Parece, o som agora mostrava-se mais coeso na mistura de estilos, som para headbanger, mas ainda sem o rótulo de Crossover. Após o termino das gravções a banda encerra um ciclo e cessa teporariamente suas atividades após alguns shows.

Em 2002 a banda (Marco, Billy, Paulo, Grego e Picapau) reúne-se para um show com Agnostic Front.

Em 2003 é relançado no Japão o cd do primeiro álbum, Lobotomia, pela gravadora Speed States.

Em 2004 A banda retorna à ativa só que agora com um só integrante da formação original, o baterista Grego. Na guitarra está Jozé (ex-Kangaroos In Tilt), baixo Fralda (ex-Ratos de Porão)e Marco no vocal. Varias apresentações foram feitas pelo Brasil com essa formção.

Com a saída do Zé a banda retorna com a formação do disco Nada é Como Parece, com exceção de Flavinho, em seu lugar ainda Fralda que mais tarde seria substituído por Carlos "Carlinhos".

Em Janeiro de 2008 Grego, Billy, Paulo, Marco e Carlos entraram em estúdio para gravar mais um álbum intitulado Extinção - o álbum conta com 13 músicas que fundem vários estilos e transitam do mais tosco hard core, Punk ao mais puro Trash Metal.

O Lobotomia é uma banda de Hardcore/Crossover Thrash, que marcou os anos 80 e ainda hoje é referência para muitas bandas no estilo.