×

Biografia de Madness

Junto com os Specials, Madness foi uma das principais bandas do ska revival dos anos 70 e início dos anos 80. Como sua carreira progrediu, Madness ramificado longe de sua marca "nutty sound" e incorporou elementos de grande Motown, soul e pop britânico. Embora a banda conseguiu um sucesso de vendas americano, em 1983, a banda continuou a ser um fenômeno britânico, influenciando várias gerações de músicos e tornando-se um dos grupos mais queridos do país produziu durante os anos 80.

As origens de uma loucura em um grupo conhecido como o ska Invaders, que foi formado por Mike Barson, Chris Foreman e Lee Thompson, em 1976. Em 1978, a banda mudou seu nome para Morris e os menores e tinha acrescentado Graham "Suggs" McPherson, Mark Bedford, Chas Smash e Dan Woodgate para o grupo. Mais tarde, em 1978, eles mudaram o nome à loucura, em homenagem a uma das suas canções favoritas Prince Buster. No ano seguinte, Madness lançou seu primeiro single, um tributo a Prince Buster, intitulada "O Príncipe", em dois tons. A canção foi um sucesso surpresa, chegando ao Top 20 britânico. Na sequência do seu sucesso, a banda assinou um contrato com a Stiff Records e lançou outra música "One Step Beyond", que subiu ao número sete.

Madness rapidamente gravou seu primeiro álbum, também intitulado One Step Beyond, com os produtores Clive Langer e Alan Winstanley. Lançado no final do ano, o álbum alcançou o número dois na Inglaterra e permaneceu nas paradas por mais de um ano. No início de 1980, a banda o terceiro single, "My Girl", chegou a número três. Para os próximos três anos, o grupo teve um funcionamento praticamente ininterrupto de 13 Top Ten singles, durante os quais eles foram uma das bandas mais populares na Grã-Bretanha, rivalizando apenas pela Jam em termos de popularidade. Where the Jam apelou aos adolescentes e jovens adultos, Madness tinha uma ampla base de fãs, atingindo desde crianças a idosos. O que não significa que sua música foi diluído - eles continuaram a expandir seu som, tanto musicalmente como liricamente.

Na primavera de 1980, Madness lançou a Obra Rest and Play EP, que alcançou o número seis na força da música levar o PE, "Night Boat to Cairo." Também durante a primavera, One Step Beyond foi lançado nos Estados Unidos, onde ficou em 128. O segundo álbum Madness ', absolutamente, foi lançado no outono de 1980. O registro de pico no número dois nas paradas britânicas, mas parou no número 146, no Sire E.U. abandonou a banda após a decepção comercial da Claro, deixando Madness sem um contrato de gravação americana por vários anos.

De volta à Inglaterra, Madness continuaram a ganhar impulso, como o grupo começou a fazer shows em suas turnês matinê para as crianças menores de 16 anos poderão assistir ao concerto. No outono de 1981, a banda lançou seu terceiro álbum, Seven, que chegou a número cinco. Em janeiro de 1982, Madness alcançou o quarto com uma tampa de Labi Siffre de "It Must Be Love". Em março, sua raia do Top Ten hits foi interrompido quando "Cardiac Arrest" parado no número 14 nas paradas, devido à relutância de rádio a tocar a melodia. A banda se recuperou alguns meses mais tarde com "House of Fun", seu primeiro número um único. Naquele mesmo mês, a coletânea Madness, completa, chegou a um número.

Madness devolvidos no final do verão de 1982, com The Rise and Fall, a sua mudança de pleno direito ao pop. Tal como os seus álbuns anteriores, foi um sucesso britânico, alcançando o Top Ten, mas também continha as sementes de sua breve sucesso americano com o Top Five British single "Nossa Casa". O single foi lançado nos Estados Unidos no novo selo da banda, Geffen, e recebeu airplay pesado da MTV. A música de vídeo-rede de televisão já tinha jogado os vídeos para "House of Fun", "It Must Be Love", e "Cardiac Arrest", quando os álbuns da banda foram lançadas nos Estados Unidos, criando assim o cenário para "Nossa Casa" para se tornar um enorme sucesso. Com o "Nossa Casa", Madness tinha MTV exposição coincide com liberação de um recorde para o primeiro tempo, que enviou o único na American Top Ten, no verão de 1983. O sucesso do single levou o álbum de compilação E.U., Madness, a número 41. Dirigido mais uma loucura americana Top 40 que caem, quando "It Must Be Love" chegou ao número 33.

No final de 1983, Mike Barson - compositor da banda chave - deixou o grupo para se estabelecer com sua esposa. Embora Madness foi capaz de ficar perto do topo das paradas com seu primeiro post-release Barson ", Michael Caine," sorte da banda começou a declinar ao longo de 1984. Após o seu lançamento na Primavera, Keep Moving hit número seis nas paradas britânicas, nos Estados Unidos, o disco chegou ao número 109. Em junho, o grupo lançou o seu único limite para a Stiff Records, "One Better Day", que chegou ao número 17. Na queda, Madness formaram sua própria gravadora, Zarjazz. Madness lançado Men "de ontem", sua primeira gravação em Zarjazz, em setembro de 1985, quase um ano após a formação do rótulo. O registro de pico no número 18 eo seu álbum mãe, Mad Not Mad, alcançou o número 16 sobre o seu lançamento em outubro. Seu declínio gráfico continuou no início de 1986, quando seu cover de Scritti Politti's "Sweetest Girl" chegou ao número 35. Para a maioria de 1986, o grupo estava em silêncio. Em setembro, anunciaram que estavam Madness dissolução. Dois meses depois, o single de despedida, "Esperando o Trem Fantasma", foi lançado, chegando ao número 18.

Após permanecer latentes por um ano e meio, o grupo reunido, no início de 1988 como um quarteto chamado Madness, lançando seu comeback single, "I Pronounce You", em março. The Madness manchete Chris Foreman, Lee Thompson, Chas Smash e Suggs, e foi agravado por tecladista do Specials 'Jerry Dammers e Steve Nieve (teclados) e Bruce Thomas (baixo) das atrações. "Eu Pronounce You" alcançou o número 44 nas paradas da Inglaterra e seu álbum de acompanhamento stiffed aquando do seu lançamento primavera. O grupo se separou pela segunda vez que caem.

No verão de 1992, a formação original da Loucura reuniram para realizar dois concertos ao ar livre no Finsbury Park em Londres. O grupo apelidado de Madstock evento e lançou uma gravação dos shows em Go! Records. Madstock se tornou um evento anual para os próximos quatro anos - a cada verão, a banda iria se reunir e manchete de um festival ao ar livre em Finsbury Park. Suggs iniciou uma carreira solo em 1995 com The Lone Ranger, que realizou respeitável nas paradas britânicas. Em 1996, jogou o Madness Madstock final e anunciou que não pretendia reunir para shows futuros, mas em 1998 eles estavam de volta à estrada, com uma data de Los Angeles, gravada para a liberação como Universal Madness do ano seguinte. O grupo também se reuniu com produtores original Clive Langer e Alan Winstanley para gravar seu primeiro material novo, em mais de uma década. O resultado Dangermen Sessions, Vol. 1 foi lançado em 2005, seguido em 2009 pela liberdade de Norton Folgate, álbum de estúdio do grupo non