×

Biografia de Mafalda Arnauth

MAFALDA ARNAUTH surge como um meteoro no circuito do Fado após ter participado, em 1995. num espectáculo no Teatro S. Luís, ao lado de alguns dos grandes nomes do Fado. Mafalda passou por alguns programas de Televisão e Rádio, por vários palcos no estrangeiro (Luxemburgo, Alemanha, França, Inglaterra) e um pouco por todo o país.

Mafalda Arnauth, (Lisboa, 4 de Outubro de 1974), é uma fadista portuguesa. A sua carreira tem início em 1995, ao aceitar o convite de João Braga para participar num concerto seu no Teatro de São Luís em Lisboa.

Em 1996 entra como artista privativa da Taverna do Embuçado (uma das principais Casas de Fado de Lisboa) e, participa na Cimeira dos Países de Língua Portuguesa que tem lugar em Moçambique.

Em 1997, em Paris, está presente num Encontro Internacional de Poesia onde interpreta vários temas de Camões, Fernando Pessoa e Pedro Homem de Mello. No mesmo ano desloca-se a Londres actuando ao lado de Argentina Santos e Carlos Zel.

Ainda em 1997 está presente em Frankfurt, juntamente com Helder Moutinho, numa Semana dedicada a Portugal e organizada pela Associação Cultural Portugal-Frankfurt.

Em 1998 desloca-se a Paris para um concerto em direto para a Rádio Alfa. Destaque para a presença na Expo-98 em diversas actuações - no Palco do Fado durante a primeira Semana de Fado, no Palco do Jazz em dois espetáculos integrados no projeto "Novas Vozes de Um Fado Antigo" e no mesmo palco mais duas actuações no projecto "De San Telmo à Mouraria - Fado e Tango".

Ainda em 1998 participa no Tanz & FolkFest Rudolstadt, o maior Festival que se realiza na Alemanha dedicado às Músicas do Mundo, representando o fado juntamente com Helder Moutinho.

Participa ainda em 98, em Innsbruck (Áustria), no Festival "Voices" integrando o projeto da Ocarina
"Duas gerações a cantar o Fado" ao lado de Maria Amélia Proença.

1999 - Com o projeto da Ocarina esteve presente em 5 concertos, de par com Maria Amélia Proença, em Bremen (Alemanha) no passado mês de Março, no Festival Women in (E)motion.

Mafalda está hoje a afirmar-se como uma das mais sólidas e promissoras vozes do fado recebendo muitos convites para espectáculos no país e no estrangeiro.

O primeiro álbum da artista, homônimo, Mafalda Arnauth (1999), foi aclamado pela crítica e recebeu o prémio de voz revelação do ano da BLITZ, revista portuguesa voltada para o público jovem.

Um sucesso que se repetiria no seu segundo disco, Esta Voz Que Me Atravessa (2001), quase inteiramente dedicado ao fado.

Em 2003 Mafalda Arnauth lança Encantamento, no qual surge também como compositora, assinando quase todas as faixas.

Diário (2005) foi saudado pela crítica e pelos fãs como o melhor trabalho da cantora até à data.