×

Biografia de Mamiko Noto

Mamiko Noto (能登 麻美子 Noto Mamiko?, nascida em 6 de Fevereiro de 1980) é uma dubladora, trabalha no Office Osawa. Nasceu na cidade de Kanazawa, Ishikawa, e formou-se na Hokuriku Gakuen Senior High School

Voz
Devido a sua voz suave, por muitas vezes é chamada de fofa, bonita, admirada pelos fãs e ironicamente pelos críticos.
Embora seja rotulada por interpretar personagens gentis, calmas e femininas, já estourou em papeis com características bem diferentes, tais como: a fria e indiferente Hazuki Azuma em Yami to Bōshi to Hon no Tabibito; o menino Yukinari Sasaki em Girls Bravo, a assassina Poison Sophie em Lupin III: Angel Tactics, personagens com múltiplas personalidades como Rinko Jerrard em The Law of Ueki e Nina Fortner/Anna Liebert em Monster, e sinistros como Rin Asōgi de Mnemosyne no Musume-tachi, Oichi em Sengoku Basara 2, a desonesta, astuta e sedutora vampira Reiri Kamura em Princess Resurrection e a titular de Jigoku Shoujo (Hell Girl).
Seu papel como Masane Amaha em Witchblade (animê) rendeu os maiores elogios por interpretar um personagem tão oposto ao seu tipo comum.
Durante a gravação de um programa de radio, como Witchblade, cantou uma música japonesa de criança, "Kagome Kagome". A resposta positiva dos ouvintes foi tanta que na semana seguinte 80% dos e-mails enviados a estação de rádio eram a respeito da canção[3].
Nos programas de animê em radio frequentemente é discutido como é difícil replica a voz de Noto em seus trabalhos de dublagem. Até agora ninguem conseguiu executar esta tarefa com êxito[4]. Dizem que apenas Kaori Shimizu é capaz de replicar a qualidade da voz de Noto[5]. Kikuko Inoue tentou imita-la em Otakon 2009, com resultados notáveis.

Personal
Seus pais tinham uma livraria, que já esta fechada.
O DJ e produtor Yasutaka Nakata da capsule é um amigo de infância de Noto. Ambos nasceram e cresceram em Kanazawa, Ishikawa no mesmo dia e ano.
Após a graduação na Hokuriku Gakuen Senior High School, frequentou a Yoyogi Animation Institute um ano antes de conseguir seu primeiro papel em Super B-Daman.
Não é boa nos esportes. Durante seus anos na escola em ma partida de Basquete na aula de educação física ficava tão alheia ao jogo a ponto de ninguem saber a que lado pertencia, quando acidentalmente passaram a bola foi uma confusão generalizada entre os dois times, afinal ninguém sabia de que lado ela estava.
Na sua juventude estava envolvida com o grupo teatral Gekidan Motoyayukiko.
Ela é membro do grupo seiyū "MORE PEACH SUMMER SNOW", ao lado de Chiwa Saito, Haruna Ikezawa e Ryo Hirohashi. O grupo começou como "MORE PEACH SUMMER", com Haruna, Chiwa and Mamiko. As 4 senhoras faziam dublagem para o animê Sgt. Frog, o nome do grupo é um trocadilho com seus respectivos nomes no animê
Em Abril de 2005 foi diagnosticada com um problema no coracão que levou-a a ficar seis semanas internada no hospital. Quando teve alta escreveu uma música sobre a experiência.
Foi convidade de honra no Otakon 2007, realizado em Baltimore, Maryland.