×

Biografia de Mariana de Moraes

Neta de Vinicius de Moraes. Filha do fotógrafo Pedro de Moraes e da modelo e atriz Vera Barreto Leite. Desde bem menina, já realizava brincadeiras musicais, para as quais arregimentava uma platéia ilustre, formada pelos artistas que freqüentavam sua casa, como Gal Costa e Caetano Veloso, entre outros.

Nessa época, era levada pela cantora baiana para assistir aos seus shows e aprendia com Caetano vários sambas de décadas anteriores. Em 1974, contando apenas cinco anos de idade, participou, como atriz, do filme “Anchieta José do Brasil”, de Paulo César Sarraceni. De 1976 a 1980, morou em Paris, onde participou de uma montagem de “Pastoril”, obra do folclore brasileiro, e atuou, aos oito anos de idade, em um show realizado no Olympia por Vinicius de Moraes, que a chamava de “parceirinha”.

O poeta sempre a instigou a cantar e lhe presenteou com um gravador para que registrasse suas canções. Aos 11 anos de idade, já de volta ao Brasil, iniciou seus estudos musicais e participou do filme “Luz del Fuego” (1980), de David Neves, protagonizado por Lucélia Santos. Na adolescência estudou piano com Luiz Eça e técnica vocal com Vera Canto e Mello e Eduardo Álvares. Compôs, com Éricsom e Marcio Menezes, a canção “Boca de ouro”, incluída na trilha sonora da peça homônima de Nélson Rodrigues, encenada no Teatro Oficina (SP), com direção de José Celso Martinez Corrêa.