×

Biografia de Marie Laforet

Marie Laforet é o nome artístico de Maïténa Marie Brigitte Doumenach, uma famosa cantora e atriz francesa nascida em 05 de outubro de 1939 em Soulac-sur-Mer. Maïténa ingresou no mundo artístico em 1959, quando foi levada às pressas para uma rádio para substituir a irmã num concurso de novos talentos chamado "Naissance d'une étoile" e ganhou.
No mesmo ano o diretor Louis Malle estava procurando uma jovem para atuar no seu novo projeto, "Liberté". E como Marie se enquadrava perfeitamente no perfil da personagem que estava procurando, ele a escalou para o papel, mas complicações nos bastidores fizeram com que ela desistisse do filme por outro chamado "O Sol Por Testemunha" (Plein Soleil). A película foi a primeira adaptação do livro "O Talentoso Ripley", da escritora Patricia Highsmith e ainda hoje é considerada a melhor versão da obra.
Como a sua performance anterior havia sido muito elogiada, ela foi convidada para estrelar o filme "Saint Tropez Blues". No longa ela intrepretou a canção que deu título ao filme. Logo, os produtores perceberam que ela tinha talento também para a música.
Seu primeiro hit "Les Vendanges de l'Amour", foi um sucesso na época porque suas canções elaboradas por grandes letristas como André Popp e Pierre Cour representavam uma espécie de alternativa ao rock que havia invadido a França desde o final da década de 50.
Suas canções tinham um tom intimista e arranjos sofisticados que criavam uma variedade de sons ora medievais e barrocos, ora modernos, mas sua gravadora queria que suas canções fossem mais simples e alegres para torná-la uma artista pop como seu contemporâneo Johnny Hallyday. Ela tinha potencial para isso e foi assim que Marie Laforet enveredou pelo Folk Rock no final da década de 60.
Para se adaptar as novas tendências,começou interpretando algumas canções do Bob Dylan (aliás foi ela quem o popularizou na França ao cantar Blowin 'in the Wind, em francês) e Simon e Garfunkel. Mas, apesar de ela ter se ajustado ao novo gênero foi com as canções dos compositores Francis Lai, Michel Jourdan e André Popp que ela entrou para a história, dando um tom próprio para cada composição. Jourdam disse uma vez que quando Laforet cantava uma de suas músicas parecia que cada palavra tinha sido feita para ela e aquilo a ufanava.
Em 1978, não podendo mais conciliar sua estética pessoal com as exigências da sua gravadora, decidiu se afastar da carreira musical e mudar-se para Genebra, onde vive até hoje. No mesmo ano, ela inaugurou uma Galeria de Arte na mesma cidade. Na vida pessoal Marie Laforet é mãe da também atriz Lisa Azuelos.