×

Biografia de Matchbox twenty

A história do Matchbox 20 começa em meados da década de 90, em Orlando, na Flórida quando o vocalista Rob Thomas conhece Brian Yale (atual baixista) e Paul Doucette (bateria). Antes de formar o Matchbox 20, o trio integrou uma série de bandas, até a entrada de Adam Gaynor (voz e guitarra rítmica) e Kyle Cook (guitarra principal). Estava formado o Matchbox 20.


Com ajuda do produtor dos Collective Soul, Matt Serletic, o grupo gravou um conjunto de demos e apresentou para a editora Lava (subsidiária da Atlantic Records) que logo depois que analisou o material quis assinar contrato com a banda.


Em 1996, eles lançam seu primeiro álbum intitulado "Yourself or Someone Like You". No início o álbum foi ignorado pelo público, mas com o tempo o trabalho da banda foi chamando a atenção dos fãs, graças aos inúmeros shows realizados pelos EUA.

O hit 3am fez com que o álbum conquistasse a múltipla platina, que só nos EUA vendeu mais de 10 milhões de cópias. Desse álbum surgiram os singles, "Real World" e "Back 2 Good".


As características mais marcantes da banda que estão presentes em "Yourself or Someone Like You" são um forte vocal, guitarras estridentes e letras sobre pessoas cujas vidas estão se desmoronando e sua luta para seguir em frente. O renascimento do rock apaixonado, assim ficou conhecido esse primeiro CD do Matchbox 20.


Com o lançamento do single "Push" as vendas do Matchbox 20 estouraram e suas músicas estavam constantemente nas rádios.


Depois da turnê que passou pelos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, a banda começa a trabalhar no segundo álbum. O primeiro passo para isso foi quando Rob Thomas gravou em 1999 um dueto com Santana, intitulado "Smooth", um inesperado e estrondoso caso de sucesso que percorreu o mundo todo, e que ganhou em 2000 três Grammys, nas categorias de "Canção do Ano", "Disco do Ano" e "Melhor Colaboração Pop".

Em 2000, a banda lança o segundo álbum intitulado "Mad Season", que também explodiu de vendas em todo o mundo e deixou o Matchbox 20 reconhecido como um som cada vez mais maduro.

Em "Mad Season" o hit de destaque é Smooth, gravada em dueto Rob Thomas e pelo mexicano Carlos Santana. A participação de Santana neste álbum ajudou a alavancar o lançamento deste trabalho. Além de Smooth, o CD traz doze canções fortes, onde se destacam os vocais bem colocados de Thomas e a instrumentação de qualidade, recheada de riffs poderosos de guitarra. As melhores faixas são a desesperada "Angry", a bela "Black And White People", com sua letra politizada, a romântica "Last Beautiful Girl" e a faixa título. Trabalho de alto nível, que comprova o atual estágio qualitativo da música pop norte-americana.


O terceiro álbum intitulado "More than You Think You Are" veio em 2002. Logo depois, os integrantes da banda passaram a se dedicar a outros projetos paralelos.