×

Biografia de No Doubt

No Doubt é uma banda norte-americana, que iniciou seu trabalho como cover da banda inglesa Madness, em 1987. Seus integrantes são Gwen Stefani, Tony Kanal, Adrian Young e Tom Dumont.

Começou a fazer sucesso a partir do 3º álbum Tragic Kingdom, que vendeu mais de 15.000.000 de cópias pelo mundo todo. Tragic Kingdom levou dois anos para ser gravado, e boa parte das letras falavam do fim do relacionamento amoroso de Gwen e Tony.

Desde então, a banda lançou dois discos de inéditas e duas coletâneas.

A banda estava dando uma pausa desde 2004, logo após a última tour em que dividiu o palco com o Blink 182. Durante esta tempo Gwen Stefani saiu em uma bem sucedida carreira solo. Lançou um álbum em 2004, Love. Angel. Music. Baby, e um segundo álbum lançado em dezembro de 2006, The Sweet Escape. A banda retomou os ensaios no final de 2008 já como parte dos preparativos para a Tour 2009 que tem seu início marcado para 3 de maio em Nova Jersey tendo a banda Paramore como show de abertura(em acordo com o site oficial da banda).


O trio logo sentiu a necessidade de se tornar um quarteto, o que aconteceu com a entrada de Tony Kanal no baixo. Quando estavam se ajustando ao novo integrante, a banda precisou lidar com o suicídio de John Spencer. O No Doubt pensou em desistir, mas sabia que não era o que Spencer gostaria e decidiu seguir em frente. O grupo voltou a fazer shows e iniciou a venda de demos com algumas músicas em cassete nos shows. Adrian Young ligou para o telefone que estava na fita e disse que queria fazer parte do grupo. Na mesma época, o No Doubt chamou o guitarrista Tom Dumont e completou a formação que seguiu fazendo shows pela Califórnia.

Naquela altura, eles ainda não conseguiam se sustentar com a música e precisavam se dividir entre os shows e os trabalhos diurnos remunerados. Gwen e Tony eram vendedores na mesma loja, Adrian trabalhava num restaurante e Tom com equipamentos de som. Na música, o entrosamento do No Doubt pôde ser visto nos shows e não tardou a chamar atenção de uma gravadora. Em 1991, o grupo assinou um contrato com a Interscope Records, que lançou o primeiro álbum, “No Doubt”, no ano seguinte. O resultado de ska com o pop dos anos 80 não agradou a Interscope, que não bancou nem a turnê para a divulgação. O grupo não se abalou e continuou a fazer shows durante três anos, desta vez juntando dinheiro para bancar um próximo trabalho.

No início de 1995, eles apresentaram o álbum “The Beacon Street Collection”, vendido apenas nos shows. Parecia que o grupo havia se encontrado musicalmente, com novas influências, como o Punk. O nome do álbum era uma homenagem à rua onde alguns integrantes moraram e também ao estúdio em que gravaram algumas faixas do disco. Após o lançamento, Eric Stefani saiu do grupo para trabalhar como cartunista. O álbum chamou atenção novamente da Interscope, que assinou novo contrato com a banda. No mesmo ano, saiu “Tragic Kingdom”, o segundo álbum pela gravadora, que desta vez agradou e muito.

“Tragic Kingdom” explodiu nos Estados Unidos e foi crescendo internacionalmente. Quase todas as músicas foram escritas pela Gwen e tinham forte inspiração no fim de um relacionamento de sete anos com o baixista Tony. As músicas “Spiderwebs” e “Just a Girl” ganharam um vídeo clipe que se espalhou nas MTVs do mundo. Um ano depois do lançamento, o disco chegou ao primeiro lugar da Billboard. O sucesso continuou com o terceiro single, “Don´t Speak”, que se tornou o maior hit do álbum.

Foram alguns anos para divulgar o trabalho e realizar várias turnês mundiais. Alguns problemas internos com os integrantes também precisaram ser contornados. Eles se irritaram com a atenção diferenciada da mídia à Gwen Stefani, retratada no próprio videoclipe de “Don´t Speak”. Tensões e cansaços superados, o primeiro single após “Tragic Kingdom” saiu em 1999, “New”, que foi direto para as rádios. No ano seguinte, chegava às lojas do mundo “Return of Saturn”, o quarto álbum, que colocou a banda novamente nas paradas. Embalado pelas músicas “Simple Kind of Life” e “Ex-Girlfriend”, o disco chegou ao segundo lugar na Billboard. “Return of Saturn” vinha com um som diferente do disco anterior, com new wave, reggae, pop e rock.

Depois da turnê internacional e das inúmeras apresentações em programas e festivais, o No Doubt lançou “Hey Baby”. O novo álbum, “Rock Steady”, que saiu em 2001, rendeu uma mega turnê que só terminou em abril de 2003.

Após o merecido descanso, o grupo entrou em estúdio novamente, mas desta vez para gravar apenas uma música, “It´s My Life”, do Talk Talk. O grupo encarou a música como uma homenagem ao começo da carreira no final dos anos 80, época em que a canção foi lançada. “It´s My Life” entrou no disco “The Singles 1992-2003”, uma coletânea com as músicas que pontuaram a carreira do grupo. Além do álbum, No Doubt lançou em 2003 mais dois projetos: o primeiro foi a caixa de luxo com dois CDs e dois DVDs, incluindo “Tragic Kingdom Live”, que só foi lançado anteriormente em VHS. O segundo é o DVD “Rock Steady Live”, gravado na turnê do disco de mesmo nome.

Com a banda afastada dos estúdios de gravação, desde o lançamento do disco “Rock Steady”, de 2001, a vocalista Gwen Stefani lançou, em 2004 mais um projeto. O disco, batizado de “Love. Angel. Music. Baby”, marcou a estréia da cantora na carreira solo e emplacou nas rádios a música “Hollaback Girl”, que também ganhou um videoclipe. O segundo álbum foi entilulado como “The Sweet Scape”, lançado em 2006. Em 2005, o guitarrista Tom Dumont também trabalhou num projeto solo com um amigo (Ted Matson), chamado Invincible Overlord.

Em 2008 a banda iniciou um novo trabalho, que só seria concluído quando Gwen terminasse a turnê do seu segundo álbum. Estão em turnê desde de maio de 2009 (mesmo sem a finalização do disco novo) e contam com bandas como Paramore, The Sounds e a cantora Janele Monae para a abertura de seus shows.