×

Biografia de No Te Va Gustar

No Te Va Gustar é uma banda de rock uruguaia, integrada por Emiliano Brancciari (voz e guitarra), Mateo Moreno baixo e coros, Pablo Abdala (bateria), Gonzalo Castex (percussão), Martin Gíl trompeta e coros, Denis Ramos (trompete), Mauricio Ortiz (saxo tenor) e Marcel Curuchet (teclados).

A primeira formação de No Te Va Gustar (NTVG) remonta ao ano de 1994, quando a maioria de seus integrantes tinha cerca de 16 anos. Originalmente um trio de baixo, guitarra e bateria, entre 1996 e 1997 o som da banda evolui. Com a ampliação da percussão e a chegada de novos ritmos (Reggae, Candombe, Salsa, Ska, Murga (uruguaia), as raízes roqueiras originais se vêem enriquecidas e coloridas, sem perder seu predomínio.

Para 1998, já com um som formado e con um público atraído pela proposta renovadora do NTVG, o grupo obtem o primeiro lugar nos dois concursos destinados a bandas novas que se realizam esse ano: o III Festival da Canção de Montevidéu, e o concurso organizado pela Comisión de la Juventud de la Intendencia Municipal de Montevidéu. Durante 1999 a premiada banda continua recorrendo a maior parte dos cenários montevideanos, incluindo um tour por várias faculdades entre março e maio.

No início de julho NTVG inicia a gravação de seu primeiro álbum, "Sólo de noche”, editou-se em dezembro de 1999, de forma totalmente independente. Durante o verão de 2000 a banda realizou um extenso tour pela costa oeste do Uruguai, incluindo Punta del Diablo, Valizas, Cabo Polonio, La Pedrera, La Paloma, Atlántida, El Pinar e Solymar. Em abril de 2000 NTVG apresentou oficialmente “Sólo de noche” na Sala Zitarrosa de Montevidéu, com lotação esgotada.

Logo depois da presentação de seu disco, o grupo continuou um tour que se estendeu até 2001 e que os levou a percorrer boa parte do interior do país, a encher os principais cenários montevideanos e a tocar con artistas estrangeiros que visitavam o país como Paralamas, Los Pericos e La Renga. Ao mesmo tiempo, a banda realizou suas primeiras apresentações em Buenos Aires.

Durante a primeira metade de 2002, NTVG se concentra no trabalho de produção e gravação de seu novo álbum. Para isso eles viajam a Santiago de Chile, e com a produção artística de Mariano Pavez gravam "Este Fuerte Viento Que Sopla" (Warner Chile/Bizarro Récords). O disco foi apresentado em 12 de outubro de este ano em um Teatro de Verano repleto, dando início a um novo tour nacional da banda.

A partir deste momento a banda, já consolidada como um dos principais referentes do rock uruguaio, inicia uma agenda muito intensa de shows e alcançando o Disco de Ouro em menos de seis meses do lançamento de "Este Fuerte Viento que Sopla".

Em 2004 comença para o grupo com um tour pela costa argentina, compartindo cenários com La Zurda e com uma das bandas mais fortes do momento na vizinha do Prata, a Bersuit. Intensificam sus visitas a Argentina, tendo cada vez uma maior resposta do público. Se apresentam em La Plata, e numa quantidade de bairros bonaerenses (Moron, Ramos Mejia, Lomas de Zamora, San Telmo).

Entre 15 de agosto e 20 de setembro é gravado o terceiro disco no Del Cielito Records (estúdio-propriedade de Bersuit). Independentemente de tudo isto durante 2004 continuaram recorrendo ao interior do país apresentando-se em Rivera, Salto, Tacuarembó, Mercedes, Sarandí Grande, Canelones, Tala, Pando, Rosario, Florida, Treinta y Tres, Melo, Rocha, San José, Paysandú, Migues.