×

Biografia de Noel Gallagher

Filho de Peggy Gallagher e Thomas Gallagher, tem um irmão mais velho, Paul Anthony Gallagher, além do irmão mais novo e companheiro na banda Liam Gallagher. Noel começou seus estudos na escola St. Roberts mas quando sua família se mudou para Burnage, Manchester, Noel e seu irmão Paul foram transferidos para a escola Católica chamada St.Bernard. Ele era inteligente porém preguiçoso. Noel realmente gostava era de futebol, e torce para o Manchester City.

Todo verão, os Gallaghers viajavam para a terra natal de sua mãe para ficar com seus avôs, tias, tios, e primos. Talvez tenha sido em uma dessas viagens que Noel foi introduzido pela primeira vez à música, na forma de música tradicional irlandesa. Foi Peggy que comprou a primeira guitarra de Noel, e também uma para Paul. Ela comprou as guitarras para compensar a falta de interesse que o pai demonstrava nele.

Seu pai estava trabalhando como DJ em um clube local quando começou a beber muito e Noel era o quem mais sofria recebendo surras de seu pai, uma vez Thomas alcoolizado bateu várias vezes em Noel até este ficar desacordado. Nem Paul nem Liam sofria tanto quanto Noel, que mesmo sendo uma criança já tinha uma tendência sarcástica. No final da adolescência de Noel, Peggy criou coragem e se separou de Thomas e junto com seus filhos se mudou para Burnage. Noel foi expulso da escola no mesmo ano que Liam começou a trabalhar em casa, tomando drogas, álcool e começando muitas brigas. Peggy também sofria nas mãos de Thomas. Noel protegia muito a sua mãe e odiava seu pai pelo sofrimento emocional e físico dela. Com 14 anos Noel era um menino fechado, deprimido que sofria de dislexia e com uma gaguez, pela qual ele tinha tratamento especial.

Em Setembro 1978 Noel entrou na escola só para meninos, St. Marks, mesmo não tendo um desempenho correspondente ele foi colocado, erradamente, na classe avançada por um ano. Noel acha que foi aí que começou seu ódio pela educação. Noel entrou num curso de guitarra no último ano primário, mas sua professora forçava o canhoto Noel a tocar com a mão esquerda, mas Noel só tocava com a mão direita, então ele resolveu deixar o curso. Sua primeira boa guitarra veio do seu pai. Ele comprou a guitarra mas cansou de tocar aí deixou num canto da sala, então Noel pegou-a e começou a tocar. Embora Noel nesta época estava envolvido em pequenos roubos e cheirando cocaina , ele foi a seu primeiro concerto com 13 anos, embora sua diversão favorita ainda era futebol.
Noel passava o tempo jogando bola em parques, cheirando cola, pegando "Magic Mushrooms" e vendo um cara chamado Flo que sempre trazia uma guitarra acústica e tocava canções tipo: House Of The Rising Sun dos The Animals e While My Guitar Gently Weeps dos The Beatles. A primeira canção que Noel conseguiu tocar foi House Of The Rising Sun e o baixo de Anarchy In The UK dos Sex Pistols. A primeira canção que Noel diz ter escrito se chamava "Badge" (distintivo), mas Noel escrevia "Baj". A letra incluia a linha "and on your badge it says wear a badge." Foi jogando bola que Noel conheceu dois musicos chamados Paul "Bonehead" McGuigan e Tony McCarroll,que futuramente fariam parte da banda, liderados por seu irmão Liam. Ele também adorava ir em concertos. Ele amava bandas como The Smiths, The Happy Mondays, The La's, Stone Roses e Inspiral Carpets. num concerto do Stone Roses em 29 de Maio de 1988 Noel conheceu Graham Lambert, o guitarrista do Inspiral Carpets. Foi esse encontro que fez eles serem amigos. Ele tentou virar o cantor da banda, tocando uma fita dele cantando canções do Inspirals. Ele não conseguiu porque sua voz não era forte o suficiente.

Sua mãe disse que nesse estágio, Noel estava profundamente ligado em escrever canções em restos de papel espalhados por seu quarto. Em 1989 Noel se tornou Roadie dos Inspiral Carpets e durante as turnes aprendeu a tocar piano e bateria, pelos quais ele se tornou um musico muito competente. E depois que terminou a turnê se relacionou com Louise Jones e logo em seguida se mudou com ela para um flat em Londres, pois ela havia sido promovida a gerente da loja Benetton. Noel adorava ir a raves e também à concertos indie. Noel era usuário da nova droga, ecstasy ou E. Noel passou tempo com seu amigo, Mark Coyle, tocando guitarra e ficando drogado. Enquanto ouvia a canção dos Rolling Stones "Shine A Light", Noel ouviu a palavra "Maybe" e começou a escrever uma canção com 6 simples cordas. Esta canção se envolveu no Grande Sucesso "Live Forever". Noel sabia que tinha feito algo especial. Em uma tour com os Inspirals, Noel se tornou um grande fumador de maconha e nessa mesma, sua mãe lhe disse que Liam estava cantando em uma banda chamada The Rain com Tony McCarroll na bateria, Paul Guigsy McGuigan no baixo e outro amigo, Paul "Bonehead"Arthus na guitarra.

Noel foi ao Boardwalk em 18 de Agosto de 1991 para ver Liam cantar. Uma semana depois ele se juntou à banda com a condição de que ele iria escrever todas as canções e ter completo controle criativo sobre o grupo. O nome do grupo foi mudado por Liam para Oasis, depois de uma casa de concerto chamada The Oasis em que o Stone Roses tocou. Eles estavam praticando quase toda noite com extrema dedicação.

Oasis conseguiu seu 1° empresário graças a Noel. O amigo de Noel, Ian, pediu a Noel uma fita demo para dar a seu irmão. Seu irmão era o legendário guitarrista dos Smiths, Johnny Marr. Ele então deu a fita para seu empresário que era Marcus Russel. Depois de um concerto ele se tornou o empresário da banda.

Noel escreveu todas as canções pois dizia que os demais só escreviam porcaria. A música Columbia foi escrita enquanto trabalhava na construção, mas Liam diz ter escrito o refrão. Married With Children foi escrito depois de uma briga, com sua namorada Louise, sobre Noel levantar da cama à noite para escrever canções Slide Away também foi escrita sobre Louise que estava prestes a acabar com Noel. Supersonic, Noel escreveu como uma canção lado-B para Bring It On Down em 8 horas. Alguns dias depois ele escreveu All Around The World. Isto era antes de 1992. Os constantes concertos na Inglaterra fez com que eles assinassem com Alan McGee, o diretor da Creation Records. para Noel o processo de gravação do Primeiro CD Definitely Maybe, foi difícil devido a má produção, mas era sua ambição estar num estúdio gravando um disco de rock'n'roll.

Depois de Louise Jones, Noel saiu com uma VJ da MTV, Rebecca de Ruvo. Ela dividia um flat com uma garota chamada Meg. Em Novembro de 1994 Noel conheceu Meg Matthews, prima da estrela do futebol inglês, Matthew le Tissier. Nada aconteceu enquanto Noel namorava Rebecca. Este namoro acabou e no final de 1994 Noel e Meg eram um casal. Noel se mudou rapidamente para a casa de Meg.

Em 29 de Dezembro de 1994, num concerto em Brighton, Meg não tinha roupa limpa, e por isso estava passando as suas roupas. Noel entrou no quarto e perguntou porque ela estava passando roupa. Durante o concerto ele dedicou a canção "The Girl in The Dirty Shirt" a ela. Wonderwall é a canção mais famosa do Oasis, e também é escrita para Meg. A palavra que era usada por John Lennon se tornou famosa, e Noel usava a palavra wonderwall ao invés de wonderfull, devido seu problema de dislexia. Então quando Noel chama Meg de wonderwall, ele está realmente à chamando de" my wonderfull" (minha Maravilha).

Em 7 de Junho de 1997 Noel Thomas Gallagher se casou com Meg Matthews numa pequena igreja em Las Vegas. As canções escolhidas para acerimônia foram: The Wedding March, This Boy, Yesterday, Till There Was You, All My Loving. E desse relacionameto nasceu sua filha e no ano 2000 Noel se separou de Meg Matthews pondo o fim a 3 anos de casamento. Noel Gallagher celebra o nascimento do seu segundo filho. O lider dos Oasis, Noel Gallagher tornou-se pai depois de Sara MacDonald ter dado à luz um rapaz esta manhã, dia 22 de Setembro de 2007 O novo elemento da familia Gallagher chama-se Donovan Rory MacDonald Gallagher. Noel Gallagher e a sua companheira estão juntos à 7 anos.

Noel Gallagher é amplamente conhecido como um dos grandes escritores de canção dos tempos modernos, e as aproximadamente 120 canções, desde "Definitely Maybe", prova o quanto prolífico e talentoso ele é. Ele já trabalhou com Paul Weller, Paul McCartney, The Chemical Brothers, Burt Bacharach, Travis e The Who.