×

Biografia de Opeth

Opeth é uma banda de death metal e metal progressivo originária da Suécia, formada em 1990. Os trabalhos da banda se caracterizam pelo contraste que surge entre os elementos mais leves de violão, canto e jazz, combinados à agressividade do death metal. Além das peculiaridades que tornam a sonoridade da banda algo singular, os temas por ela abordados se focam em aspectos sombrios da subjetividade humana, tais como angústia, medo, remorso e outras formas de sofrimento presentes em gêneros musicais mais sentimentalistas e melancólicos como o doom metal e outras ramificações da música gótica, fato que gera controvérsia sobre a real natureza da banda. Suas canções são fortemente marcadas por elementos oníricos que, somados a uma atmosfera inebriante e envolvente, transmitem a nebulosa sensação de devaneio. Seu vocalista e principal guitarrista é Mikael Åkerfeldt, que alterna constantemente entre o vocal gutural e o vocal limpo.

O nome Opeth é uma referência ao livro "Sunbird", de Wilbur Smith. A banda vêm fazendo parcerias recentemente com o aclamado artista Steven Wilson, inclusive na produção e execução de seus últimos álbuns.

O Opeth foi formado em Estocolmo, Suécia, por David Isberg em 1990. Isberg convidou Mikael Åkerfeldt para reunir-se à banda em sessões de música como baixista, mas não avisou os outros membros, inclusive o então baixista da banda. Como resultado, todos os membros da banda saíram exceto por Isberg, e Åkerfeldt logo oficializou o convite após o fim de sua outra banda, Eruption. Com Åkerfeldt na guitarra e David Isberg no vocal, o Opeth ainda estava precisando de outros membros. Para isso reuniram o antigo baterista do Eruption e amigo de Åkerfeldt, Anders Nordin, além de Nick Döring no baixo. Andreas Dimeo foi recrutado posteriormente como segundo guitarrista. Ensaiando em uma escola e com equipamentos antigos que eles encontraram, essa formação durou menos de um ano e apresentou-se somente uma vez. Em 1991 os integrantes passaram o verão ensaiando na ilha de Hamnholmen, fora de Estocolmo, com seu antigo amigo de escola e baixista Max Jaderberg, que havia sugerido um som mais proeminente de instrumento na banda.

Após sua primeira apresentação Andreas Dimeo e Nick Döring saíram da banda. Para a segunda apresentação o guitarrista Kim Pettersson e o baixista Johan DeFarfalla reuniram-se à banda. Posteriormente DeFarfalla deixou a banda, retornando somente em 1994. Pettersson permaneceu para outro concerto, deixando a banda somente em 1991. Para aquela apresentação foi recrutado Peter Lindgren para o baixo, mas após a saída de Pettersson Lindgren retornou à guitarra, seu instrumento original.

Isberg deixou a banda no início de 1992 devido à diferenças e Mikael tournou-se o novo vocalista, amplamente devido à sua experiência no papel no Eruption. Junto com Lindren começaram a escrever novo material, e passaram a ensaiar como um trio até a entrada do novo baixista, Stefan Guteklint, que reuniu-se à banda por um ano.