Biografia de Os Filhos De Goiás

O trio Os Filhos de Goiás, formado pelos irmãos Orlando (Maurico) e Orenci Gonçalves Assis (Maurozinho) e Ivone Ferreira Dias (Voninho) existe desde 1962 e é um dos mais conhecidos e requisitados de Goiás. Seus integrantes, admiradores confessos de duplas caipiras importantíssimas como Tonico e Tinoco e Tião Carreiro e Pardinho, começaram a gravar discos em 1965. Primeiro um compacto duplo, com as rancheiras "Adeus Querida" e "Não é Bebendo"; a marcha junina "Menina Bonita" e a polca paraguaia "Lembrança de Minha Terra", lançado pelo extinto selo Califórnia, do compositor Mário Vieira. No mesmo ano, gravaram mais um compacto e um LP. A partir daí, o sucesso veio fácil. Maurico é o principal autor do grupo, com mais de uma centena de composições gravadas.

Em vários momentos o trio parou de se apresentar publicamente, embora, a essa altura, famoso e com 25 LPs gravados.

Voninho, um dos nove filhos de José Eduardo e Júlia Dias Ferreira, nasceu no dia 04 de agosto de 1939, na cidade de Jataí, interior do estado de Goiás. É uma espécie de líder do grupo, que deixou em 1976 para formar ao lado do mineiro Mauril Leal de paula (Carlito) e do conterrâneo Eurípedes Simões França (Baduí). Com Carlito e Baduí, Voninho gravou sete LPs. Instável, Voninho partiu em busca de novos rumos, , formando com as Irmãs Freitas (Ilda e Alice Machado Freitas). Essa união durou quatro anos, de 1979 a 1983, e resultou em vários discos.

Depois disso, Voninho, que começou a tocar aos 12 anos de idade, quando ganhou da mãe uma sanfoninha de 12 baixos, comprada com o dinheiro da venda de uma rês, a contragosto do pai, trabalhou ao lado dos próprios filhos, Marcelo e Maída Vieira Dias. Também criou uma banda, Voninho e sua Banda. Gravou cerca de 59 discos, incluindo compactos simples e duplos.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.