Biografia de Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, seu nome verdadeiro, nasceu em 5 de março de 1909, morreu em 8 julho de 2002, foi um poeta popular, compositor, cantor.
Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha nove anos de idade, passa a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, freqüenta a escola local, em que é alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa época, começa a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebe o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.

Poemas

* A Triste Partida;
* Cante Lá que eu Canto Cá;
* Coisas do Rio de Janeiro;
* Meu Protesto;
* Mote/Glosas;
* Peixe;
* O Poeta da Roça;
* Apelo dum Agricultor;
* Se Existe Inferno;
* Vaca estrela e Boi Fubá;
* Você se Lembra?;
* Vou Vorá.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.