×

Biografia de Pedro Ayres Magalhães

Pedro Ayres Magalhães (n. 1950) é um guitarrista e compositor português e foi o fundador e principal mentor dos Madredeus e Resistência. Chegou também a tocar com os Delfins.

Na década de 70, Pedro Ayres Magalhães começou por ser baixista, primeiro nos Faísca, considerado como o primeiro grupo de punk rock português e depois no Corpo Diplomático. Com o fim deste último, Pedro Magalhães juntamente com outros elementos do Corpo Diplomático forma os Heróis do Mar, projecto bastante diferente dos anteriores, já que mais dirigido para a música pop-rock.

Fundou os Madredeus com Rodrigo Leão, vindo dos Sétima Legião e foi um dos impulsionadores do projeto Resistência, onde participaram entre outros, Tim dos Xutos & Pontapés, Olavo Bilac dos Santos & Pecadores e Miguel Ângelo dos Delfins.

Em 1982, Pedro Ayres Magalhães criou a Fundação Atlântica, onde foi director musical, juntamente com Miguel Esteves Cardoso, editora que produziu discos de Anamar e dos Delfins com quem chegou a tocar.

Como ator Pedro participou dos filmes: Longe (1988), De uma Vez por Todas (1986) e Lisbon Story. Participou ainda no filme Lisbon Story realizado por Wim Wenders.

Como compositor Pedro participou em Longe (1988), A Janela Não é a Paisagem (1997) e A Janela (2001). Nos Globos de Ouro de 1997 e 2002, como membro dos Madredeus foi o receptor do prêmio para melhor grupo.