Biografia de Planta e Raiz

Tudo começou em 98, quando Zeider e Fernandinho, colegas de escola, uniram-se ao amigo Samambaia para tocar covers de Bob Marley e Cia. na Feira da Vila Madalena, em São Paulo. Após essa apresentação, todos os acontecimentos foram positivos para a banda. Vieram somar e enriquecer o grupo Franja, Cuio e Juliano. Em 99, o Planta e Raiz começou a colher seus frutos. Enquanto tocavam em bares e casas noturnas, na capital e no litoral paulista, os garotos desenvolviam suas próprias canções, introduziam-nas em seu repertório, até então formado por covers de Bob Marley, Gilberto Gil e Edson Gomes, entre outros artistas do gênero. Ainda no início deste ano, após finalizar algumas músicas e apresentá-las ao público, a banda decidiu entrar em estúdio para gravar.

As primeiras tentativas de gravação não fluíram como previsto. Conheceram, então, o produtor musical Kiko Tupinambá, que já havia trabalhado com grandes nomes da música brasileira. A experiência de Kiko veio "regar a planta", ele ajudou a destacar a capacidade musical dos garotos. Finalizaram o single 'Que brota da terra', composto por 4 canções próprias; todas as letras, escritas por Zeider, versam principalmente sobre a vida em harmonia com a natureza e toda a 'Positive Vibration', característica do Reggae Roots. A música que marcou esse início da carreira do Planta ew Raiz - 'Com Certeza' - fala de como é bom purificar a alma em um banho de cachoeira. Os arranjos bem elaborados enriqueceram ainda mais todas as composições. Em 2000, a Planta & Raiz realizou cerca de 130 shows, dividiu o palco com celebridades como Gregory Isaacs e Tribo de Jah. Com isso, alavancou a vendagem do CD single independente 'Que brota da terra'.

2001 foi o ano de participação em grandes eventos. Ao lado do Peixelétrico e Maskavo, o grupo lotou o Credicard Hall; com Edson Gomes, Tribo de Jah, Natiruts e outros nomes consagrados, tocou para um público de 60 mil pessoas que estiveram no Primeiro Festival Nacional de Reggae, como única banda escolhida para representar São Paulo; na Via Funchal, tocou com The Wailers (a banda de Bob Marley) e, no Primeiro Festival Internacional de Reggae, dividiu o palco com grandes nomes jamaicanos. 'Que brota da terra' já somava a venda de 10 mil cópias quando, em novembro de 2001, a banda decidiu começar a gravar o segundo disco. 'Este é o remédio', gravado no Midas Estúdio, contou com a direção do competente produtor Rick Bonadio e com a participação de Zé Orlando (Tribo de Jah), na música 'Idéia Certa'. Em 2002,a Planta e Raiz lançou seu novo CD, que alcançou a marca de 50 mil cópias vendidas. As músicas 'Com certeza', 'Aquele lugar' e 'Pra poucos' estão entre as mais pedidas nas principais emissoras de rádio de segmento jovem e colocam a banda como um dos principais nomes do reggae nacional. Também nesse ano, o grupo recebeu o Prêmio Qualidade Brasil, atribuído pelo International Quality Service, como banda que mais se destacou no meio artístico musical.

Ao final de 2002, a Planta & Raiz contabilizou mais de 150 apresentações por todo o Brasil. Com uma verdadeira maratona de shows por todo o país, a banda Planta e Raiz já se fixou como um dos maiores expoentes do reggae nacional, suas apresentações são sempre sucesso de público e de crítica. Este é o ano de lançamento do CD 'De cara pro mundo', com a direção de Rick Bonadio. Algumas das músicas novas já têm sito tocadas nos shows, mas a banda promete, ainda, muitas surpresas. Em breve, todos terão ao alcance mais um CD com reggae da melhor qualidade.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.