×

Biografia de Plastiscines

Plastiscines é uma banda francesa, composta por Katty Besnard (vocalista/guitarra), Marine Neuilly (guitarra), Louise Basilien (baixo), Anaïs (bateria) e também das antigas bateristas Caroline e Zazie Tavitian.

Sendo colegas da mesma escola, elas formaram-se em 2004, quando conheceram Louise Basilien, que tocava harpa, durante um concerto da banda The Libertines. O seu talento foi rapidamente reconhecido por algumas personalidades da música como Maxime Schmitt, produtor da banda alemã Kraftwerk, e que as levou a assinar um contrato com a EMI em Outubro de 2006.

As influências da banda são os White Stripes, The Strokes, e outras bandas de gerações anteriores, como os Blondie ou The Kinks.

O seu sucesso na França, e já um pouco pelo resto da Europa, deve-se também às medidas de proteccionismo francês na música. Em 2006 surgiram imensas bandas rock francesas, a cantar em francês, visto que a lei da rádio passou a ordenar que 40% das músicas que passavam na rádio, deveriam ser em francês, assim apareceram algumas bandas com alguma relevância no cenário europeu a cantar e francês, como Kyo, Emma Daumas, Subway e Plastiscines.

E “Paris Calling”, uma compilação de músicas de várias bandas parisienses, foi lançado na França em 2006, onde estava sua primeira gravação, da qual contribuiram com as faixas “shake” e “Rake”.

O primeiro álbum da banda, LP1, foi lançado a 12 de fevereiro de 2007. Foi uma mistura eclética de 13 notáveis faixas, num total de apenas 28 minutos, nenhuma delas com mais de 3 minutos, incluindo o primeiro single, “loser”, e as músicas que figuraram no álbum, “Paris calling”.