×

Biografia de Portela

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro.

No total, a Portela conquistou 21 títulos do carnaval, sendo até hoje detentora do maior número de campeonatos. Apesar disso, há mais de três décadas a Portela não vence o carnaval sozinha.

Berço de grandes compositores do samba, como Monarco, Zé Keti, Casquinha, Manacéa, Candeia, Aldir Blanc,, Paulinho da Viola, João Nogueira, Noca da Portela, Colombo, Luiz Ayrão, Ary do Cavaco, Alcides Dias Lopes (carinhosamente conhecido como "Malandro Histórico"), Alvaiade, entre outros, e importantes instrumentistas como Jair do Cavaquinho, Jorge do Violão, além de ser uma das mais tradicionais escolas de samba do país, a Portela tem uma participação importante na vida cultural da cidade durante todo o ano, através das apresentações de sua Velha Guarda e de sua premiada bateria, entre outras coisas. Seu símbolo é uma águia que em todos os desfiles vem no abre alas da escola.

Sua bateria - no passado chamada de A Tabajara do Samba - tem como característica principal o toque do Surdo de Terceira inventado por Sula na década de 40, e o toque das caixas com uma rufada peculiar. É uma das baterias mais pesadas do carnaval carioca e conta com um grande número de surdos de Primeira, Segunda e Terceira. Foram mestres da GRES Portela: Mestre Betinho da fundação à década de 60, Mestre Cinco na década de 70, Mestre Marçal na década de 80, Mestre Timbó na década de 90, dentre outros.

A partir do ano de 2005 passou a ter em seu contingente a participação de uma ala com Portadores de Deficiências que no primeiro ano desfilou com 20 integrantes e em 2008 com 51 componentes. sendo chamada de Alá Nós Podemos.

O cantor porto-riquenho Ricky Martin desfilou como destaque no último carro da escola em 1997. A modelo inglesa Naomi Campbell, foi destaque no carro abre-alas no desfile de 2005. O produtor musical norte-americano Quincy Jones era um dos figurantes no último carro no desfile de 2006.

Depois de Luiza Brunet, Adriane Galisteu, da ex-porta bandeira Dodô, Valéria Valenssa e da dançarina Adriana Bombom, esposa de Dudu Nobre, atualmente a rainha de bateria da escola e a ex modelo Luma de Oliveira.