Biografia de Quatro Por Um

Em 2003, amigos com a mesma ideologia se uniram e gravaram um CD... Bem, esse mote parece clichê, e provavelmente você já ouviu essa história em algum lugar. Mas, por mais que pareça, não é o principal fato na formação da Banda QUATRO POR UM. Na época, Emerson Pinheiro (teclados e vocal), Marcus Salles (baixo e vocal), Valmir Bessa (bateria e percussão) e Duda Andrade (guitarra, violão e vocal) queriam muito mais do que tocar e cantar juntos: conduzir jovens e adolescentes a um compromisso sincero com Deus. E nada melhor que mostrar isso através do louvor e da adoração.

Os quatro rapazes já eram músicos profissionais há algum tempo. E conhecidos no mercado gospel por participação em CDs de vários cantores. Emerson Pinheiro, inclusive, como produtor musical e arranjador (assina sempre os trabalho de Fernanda Brum, sua esposa, como também do Voices). Por isso, estarem juntos não foi algo tão fácil, nem uma decisão tão simples, assim. Eles tiveram de abrir mão de alguns compromissos para dar inicio a este ministério em comum. Entrar em rotina de ensaios e apresentações fez com que muita coisa na agenda dos músicos fosse mudada. Em 2006, incluisve, devido aos muito compromissos, Emerson decidiu deixar a banda.

Na produção musical, todos os componentes do QUATRO POR UM deram sua cota de participação. Tanto que não há um nome específico assumindo a tarefa. E essa filosofia democrática se mantém em todo o desenvolvimento do trabalho. E o que poderia ser um problema se torna uma aliada: a experiência musical de cada um. Ah... o som do grupo? Vamos lá... o estilo é pop, com guitarras e violões nos lugares certos; uma bateria dinâmica, mas sem exageros; teclados versáteis; e a interpretação de Marcus Salles.

Em seu primeiro trabalho, QUATRO POR UM, destaque para as músicas “Adorar a Deus”, onde Emerson e Marcus se revezam no vocal, “A Minha Esperança” e “Amizade”. Outro detalhe é que todas as faixas são de autoria da própria banda, exceto “Abre os Olhos do Meu Coração” , que é uma versão, e “Guerreiro do Amor”, de Pedro Braconnott (ex- Rebanhão). A banda também assinou a produção de seu segundo CD, DE VOLTA À INOCÊNCIA, e não se importou com modismos ou tendências para escolher o repertório, o único critério obedecido foi o direcionamento de Deus. “Nós cantamos nas igrejas e também ministramos a Palavra. Então, essas canções também nasceram de pregações, de leituras e estudos que fazemos da Bíblia”, conta Marcus. E por isso, DE VOLTA À INOCÊNCIA apresenta uma grande diversidade de temas e ritmos.

Em 2006, veio o CD UM CHAMADO, com a nova formação da banda sem Emerson Pinheiro. A faixa título do CD fala do chamado de cada pessoa que serve a Cristo e da importância de seguir em frente, mesmo em meio aos problemas. O álbum recebeu, no final de 2007, Disco de Ouro certificado pela ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos).

E, em 2008 o grupo lança, em meio a agenda cheia, com apresentações no Brasil e no Exterior, trabalho social com jovens, e um ritmo acelerado de trabalho, os meninos lançam o CD Enquanto Houver Fôlego, quarto pela MK Music. Este novo trabalho chega em clima de comemoração com a chegada do novo componente, o tecladista Bruno Santos que, além de tocar, também está estreando como compositor com as canções “Minha Razão” e “Enquanto Houver Fôlego” - esta última, feita em parceria com Valmir Bessa (baterista).

Escolher o título de um CD não é tarefa fácil. E não foi diferente com o Quatro por Um. “Este título surgiu depois que ouvimos a canção do Valmir e do Bruno e vimos que ela retratava bem o que a banda queria passar para o público: que é preciso louvar em todo tempo e perseverar na presença do Senhor, enquanto houver fôlego”, decreta Marcus Salles, destacando que a tarefa foi realizada com muita oração, que tem gerado muitos frutos. Um deles é o trabalho evangelístico da banda realizado com jovens em escolas e universidade. “Este projeto é voltado para a juventude, e tem o objetivo de conscientizá-los, levando a palavra de Deus através da música”, revela Duda, afirmando que esse projeto contribui muito para a definição do repertório do novo álbum, músicas para uma juventude que curte um som mais forte e moderno, que tem fôlego para cantar, celebrar e propagar essa mensagem.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.