×

Biografia de Quiet Riot

A banda Quiet Riot, tem seu nome ligado fortemente ao guitarrista Randy Rhoads e a banda Slade.

O "gancho" com Rhoads (que já havia tocado em bandas desconhecidas como The Katzenjammer Kids e Mildred Pierce quando adolescente), é devido ao Quiet Riot ter sido a banda que lhe destacou, visto que desde essa epoca já se destacava devido a ser um excelente guitarrista. Depois do Quiet Riot, ele veio a ingressar a banda de Ozzy Osbourne, e veio a falecer em março de 1982 num acidente aéreo.

A ligação com o Slade vem do fato de as duas músicas que fizeram maior sucesso com o Quiet Riot, serem covers do Slade, Cum On Fell The Noize e Mama, Weer All Crazee Now.

A banda foi formada em 1975, com o vocalista Kevin DuBrow, o guitarrista Randy Rhoads, o baterista Drew Forsyth e Kelly Garni como baixista. O nome Quiet Riot, foi uma sugestão de Rick Parfitt (Status Quo).

A banda, tocando nas noites americanas, veio a chamar atenção, o que lhe rendeu um contrato com a gravadora CBS/Sony, para o lançamento de um album e um EP apenas no Japão. Ambos receberem boa aceitação do mercado nipônico. Essa boa aceitação, fez com que a banda gravasse os álbuns QR em 1978 e o album QR 2 em 1979. Esses álbuns mantiveram o nome da banda no Japão, mas eles não conseguiram patrocínio para uma tour Japonesa. Após esse fato Randy deixa a banda, junto com Garni, eles foram substituídos, respectivamente, por Carlos Cavazo e Rudy Sarzo.

Em 1984 foi lançado o album Metal Health, com o primeiro cover do Slade, Cum on Fell the Noize, e ainda as excelente faixas, Metal Health, Slick Black Caddilac, e a homenagem a Randy Rhoads (que já havia falecido), Thunderbird.Essa foi a fase de maior sucesso do Quiet Riot.

Outro album que chamou atenção, foi o Condition Critical, que conta com o segundo cover do Slade (Mama, Weer All Crazee Now), alem de outras excelentes faixas, como Sign Of Times, Scream & Shout e Winners Take All, que também virou nome de uma boa coletânea do grupo. Após esse album, pouco se falou sobre o Quiet Riot, Kevin DuBrow formou o Little Women, e Rudy Sarzo saiu também da banda, vindo a tocar com varias outras bandas e artistas, como Ozzy Osbourne.

Ainda na década de 80, banda lançou o disco “Quiet Riot III” que trazia o baixista Chuck Wright (ex-Giuffria). O disco é bem diferente, traz um hard mais suave do que o encontrado nos discos anteriores. Após este disco, a banda teria problemas, pois Carlos e Frankie queriam seguir uma nova linha de som e Chuck e Kevin pareciam que não eram os mais indicados para aquele estilo. Chuck foi despedido e Kevin saiu a contragosto.

Em 88 a banda lançaria na praça o disco “Quiet Riot”, como se fosse um recomeço. Trazia Sean Mcnabb fazendo um trabalho burocrático no baixo e Paul Shortino (ex-Rought Cutt) querendo ser David Coverdale. O resultado não soou convincente, apesar do disco ter boas faixas como “Don’t Wanna Be Your Fool” que é embalada pelo teclado de Jimmy Waldo (ex-Alcatrazz). Quando a banda partiria para uma turnê, Carlos e Frankie receberam a notícia de que Kevin havia movido um processo contra eles e eles estavam impedidos de se apresentar como Quiet Riot. Com esses problemas, a banda parava por ali.

Na década de 90 Kevin, Carlos e Frankie retornaria às boas. Em 1993, foi lançado o album Terrified, sem nenhum sucesso. O album Randy Rhoads Years, também lançado em 1993 tráz gravações da epoca de Randy na banda, apesar de ser um grande album, não foi o suficiente para levantar o nome da banda novamente.

Em 1995, foi lançado o mediano album Down To The Bone.

Uma grande virada na carreira da banda aconteceu em 1997, quando aconteceu a reunião da formacao clássica da banda (DuBrow, Cavazo, Sarzo e Banalli), em 1998 a banda fez uma mini-tour pelo brasil, tocando em São Paulo com Mike Vescera Project e Dr. Sin.

Também em 1998, foi lançado o album ao vivo Live & Well, que conta entre outros classicos, com uma nova versão (acústica) para Metal Health.

Um trabalho inédito só foi lançado em 2001, "Guilty Pleasures". Em 2003, DuBrow deu início ao um novo projeto e a banda encerrou suas atividades mais uma vez.

A Morte de DuBrow

O cantor americano Kevin DuBrow, vocalista da banda de heavy metal Quiet Riot, foi encontrado morto, no dia 25 de novembro de 2007, em sua casa em Las Vegas, informou a revista People. O roqueiro tinha 52 anos e era o único integrante que fazia parte da formação original da banda, composta pelo guitarrista Randy Rhoads, pelo baixista Kelli Garni e pelo baterista Drew Forsyth. As causas da morte de Dubrow não foram divulgadas. Em seu site oficial, a banda publicou uma nota lamentando a morte do líder. "Não sei o que dizer. Peço respeitem nossa privacidade e a memória do nosso querido amigo", escreveu Frankie Banali, o atual baterista do Quiet Riot. O baixista da formação recente do grupo, Kelly Garni, afirmou que a banda deve se pronunciar oficialmente nas próximas 48 horas, assim que receber maiores informações da equipe que investiga a morte do cantor.
O Quiet Riot alcançou certa notoriedade na década de 1980, regravando a música "Cum On Feel the Noize"(escrita por Jim Lea e Noddy Holder e produzida originalmente por Chas Chandlerdo, Slade, em 1973), álbum de estréia "Metal health", de 1983.
O disco mais recente do grupo, "Rehab", foi lançado em 2006. A banda também tem belas participações em jogos de video-game. A primeira em 2002 com a música Cu Mon Feel The Noise, presente no Grand Theft Auto Vice City. A segunda participação foi em 2006 com a música Metal Health (Bang Your Head ) no jogo Grand Theft Auto: Vice City Stories. E a terceira, e última, foi também com a música Metal Health (Bang Your Head ), só que desta vez no Guitar Hero Encore Rock's The 80s, em 2007. A imprensa se manifestou dizendo que DuBrow morreu decorrente a uma overdose de cocaína, apesar de seus companheiros de banda não terem o conhecimento que ele ainda usava a droga.