Biografia de Richard Clayderman

Richard Clayderman, nome artístico de Philippe Pagès, (Paris, 28 de Dezembro de 1953) é um pianista francês.

Elegante e destilando romantismo a cada gesto de suas longas mãos, é dono de um cartel de 65 milhões de discos vendidos. Clayderman faz entre 150 e 200 concertos por ano, tocando piano. É sucesso em todas as partes do planeta, principalmente no Brasil. Tocou até no Kremlin, em Moscou, em plena guerra fria. Em 1987, durante um concerto no Waldorf Astoria, em Nova York, a então primeira-dama americana Nancy Reagan o anunciou como "O Príncipe do Romance".

"Eu me alegro de ter um público e poder fazer concertos pelo mundo todo, é o que realmente me importa." disse Richard Clayderman.

Fã da fusão de Pat Metheny, Herbie Hancock, Chick Corea, pai do esportista Peter, de 27 anos, e da cantora Maude, de 17.

Seu pai, como professor de piano, ensinou o filho muito cedo nas artes do piano, e com a idade de 6 anos Richard Clayderman podia ler as músicas com muita facilidade e precisão. Na idade de 12 anos ele entrou para um Conservatório de música, e aos dezesseis ganhou seu primeiro prêmio. Mas sua vida mudou drasticamente em 1976, quando o produtor francês Olivier Toussaint compôs uma balada em homenagem à sua filha recem nascida, Adeline, e então ele contatou Richard para executar sua obra e gravá-la em LP.

Quando Richard veio ao Brasil em 2002 não faltaram, é claro, seus grandes hits como "For Love", "Letter to my Mother", "Dolannes Melody" e, sobretudo, a música que é uma espécie de marca registrada de Clayderman, a "Ballade pour Adeline", que é sempre pedido pelos públicos dos países em que excursiona.

Acompanhado por um conjunto de nove músicos, o pianista, de 54 anos, tocou alguns números de música brasileira, como "Samba de uma Nota Só", foi uma maneira de "homenagear a música brasileira, tão rica de harmonias." - disse Clayderman "Eu me alegro pela possibilidade de ser ouvido, de tornar mais agradável um ambiente de trabalho, de tornar menos árdua uma jornada", disse Clayderman, falando por telefone de um quarto de hotel em Brasília.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.