Biografia de Roland Orzabal

Roland Jaime Orzabal de la Quintana (Portsmouth, 22 de Agosto de 1961) é um cantor, compositor e produtor musical britânico. Descendente de ingleses (por parte da mãe) e de argentinos e espanhóis (por seu pai, nascido em Paris), é conhecido principalmente como membro co-fundador do Tears for Fears, do qual ele é o compositor e vocalista principal, embora também tenha obtido sucesso como produtor de outros artistas.
Orzabal conheceu Curt Smith quando ambos ainda eram pequenos em Bath, Inglaterra. No Final dos 70s, e formaram um grupo com colegas. Depois, o grupo se separaou e Orzabal e Smith decidiram formar o Tears for Fears, uma banda com músicas synth pop/new wave diretamente inspiradas pelas nas teorias do psicólogo Arthur Janov.
Depois de uma década de sucesso internacional, Orzabal e Smith se separaram no início dos 1990s. Embora Orzabal continuou a trabalhar como Tears for Fears depois dele e de Smith se separarem, os álbuns seguintes do TFF, Elemental (1993) e Raoul and the Kings of Spain (1995) são trabalhos solo feitos por ele. Elemental foi um sucesso, ganhando o Disco de Ouro nos EUA e Prata no Reino Unido, enquanto "Raoul" tomou uma direção mais artística, com menos sucesso. Em 2001 ele lançou seu primeiro album realmente solo, assinado com seu nome, Tomcats Screaming Outside, enquanto ele e Smith reconciliaram-se a esse ponto e estavam trabalhando num novo album juntos como Tears for Fears (Everybody Loves a Happy Ending de 2004).
Além de produzir a maioria das gravações do Tears for Fears, Orzabal também produziu o álbum de sucesso de Oleta Adams, Circle Of One (1990) juntamente com Dave Bascombe, e com a participação de Oleta Adams no álbum de 1989 do Tears for Fears, The Seeds of Love. O álbum alcançou #1 no Reino Unido e #20 nos EUA. Orzabal também co-escreveu a faixa principal "Rhythm of Life" para o álbum dela, o qual era inicialmente seria para The Seeds of Love. Ele também apareceu no videoclipe que acompanha a canção, tocando guitarra e fazendo backing vocal.

Em 1999, Orzabal também co-produziu o aclamado album cantora e compositora islandesa, Emiliana Torrini, Love In The Time Of Science, juntamente com o associado do Tears for Fears, Alan Griffiths. Os dois também escreveram duas canções para o álbum.

Os talentos de Orzabal como compositor foram reconhecidos novamente nos anos recentes, na versão cover de Gary Jules da canção "Mad World" que se tornou o single #1 no Reino Unido em 2003. Ela faz parte da trilha sonora do filme Donnie Darko. A canção foi originalmente composta por Orzabal e foi o primeiro Hit do Tears for Fears em 1982. Nascido em Portsmouth, Inglaterra, a mãe de Orzabal é inglesa e seu pai é de Paris, mas com ascendência espanhola-basca. Orzabal era chamado no começo de "Raoul" quando tinha até duas semanas de vida, mas este foi depois mudado para Roland.

Orzabal é casado com sua esposa Caroline desde 1982. Eles têm duas crianças, Raoul e Pascal. No auge da popularidade do Tears for Fears em 1985, Orzabal ganhou considerável atenção da imprensa por uma relação tensa com seu pai e uma charge apareceu no jornal britânico The Sun, falando disso. A charge foi depois reimpressa dentro das ilustrações do single do Tears for Fears "I Believe". Além de música e psicologia, Orzabal diz ter interesses em fotografia, política, sociologia e astrologia.

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.