×

Biografia de Serge Gainsbourg

Serge Gainsbourg (2 de abril de 1928, Paris - 2 de março de 1991, Paris) foi um autor e compositor francês que ficou mundialmente famoso na década de 60, quando interpretou ao lado da mulher, Jane Birkin, a canção "Je t'aime...moi non plus", até hoje seu hit mais conhecido.
Embora tivesse começado a compor na adolescência, por influência do pai que era pianista, Gainsbourg só lançou seu primeiro álbum, "Du Chant à la Une!", em 1958. E só ficou famoso em 1966 quando passou a compor para a cantora France Gall. Dois anos depois começou um relacionamento com a atriz Brigitte Bardot, que inspirou muitas das suas canções como "Je t'aime...moi non plus", "Bonnie & Clyde" e "comic Strip", e a quem dedicou o disco "Initials B.B".
Separado de Brigitte, conheceu a atriz jane Birkin com quem viveu uma fase apaixonada e criativa. Ele a conheceu no set do filme "Slogan", e se separaram em 1980. Juntos tiveram uma filha, a atriz Charlotte Gainsbourg. Foi ao lado de Jane, que Gainsbourg teve o período mais produtivo de sua vida artística. Aproveitando-se de sua voz diáfana e sussurrante, ele a escalou para interpretar suas canções mais ousadas, como "Anée Erotique", "Decadence" e "Histoire de Melody Nelson".
Quando faleceu em 1991 de ataque cardíaco, a França parou. Brigitte saiu de seu retiro para falar dele. O então presidente, François Mitterrand, disse em um discurso que "Gainsbourg elevou a canção ao nível da arte. Ele foi nosso Baudelaire, nosso Apollinaire”. Por todo o país foram hasteadas bandeiras, a meio-pau. E multidões foram à porta de sua casa deixar garrafas de Pastis e maços de Gitanes em homenagem aquele que foi um dos seus artistas mais completos.