×

Biografia de Silentium

Banda formada em 1995 pelo teclista Sami Boman e pelo vocalista Matti Aikio aos quais se juntaram o violinista Jani Laaksonen, os guitarristas Toni Lahtinen & Juha Lehtioksa e o baterista Jari Ojala Em 1996 gravaram a demo de 4 musicas “Illacrimó”. Em 1998 Editaram o EP de 6 musicas “Caméne Misera”, onde já contaram com a participação da vocalista Tiina Lehvonen.

Em 1999 assinaram contrato pela conceituada editora Finlandesa Spikefarm records. “Infinita Plango Vulnera” foi o primeiro CD do Silentium e a estréia da Spikefarm como editora aconteceu no mesmo ano e foi muito bem recebido pela imprensa e fãs, o qual já contava com o novo baterista Janne Ojala.

Em 2001 o silentium entrou em estudio novamente para gravação do CD “Altum” e do MCD “SI.VM E.T A.V.VM” Pulando para gravação do CD “Sufferion”, em 2003 que foi muito bem recebido pelo público. A banda então começou a ser reconhecida e sair em turnê para shows. O baterista Janne Ojala comunicou que não se sentia motivado para continuar na banda e decidiu então sair, o violinista Jani Laaksonen e vocalista Anna Ilveskoski decidiram também deixar a banda. O baterista Jari Ojala decide regressar e a vocalista Riina Rinkinen passa a ser a nova vocalista do Silentium. Em 2005 assinam contrato com a editora Dynamic Arts Records e dirigem-se ao estúdio Sundi Coop. onde gravam o novo CD “Seducia” e o primeiro single “Frostnight”.Neste album o violino foi substituído pelo violoncelo de Elias Kahila.