Biografia de Tantra

Tantra pode referir-se a pelo menos dois grupos: O primeiro é um grupo musical português de rock Progressivo de finais da década de 1970, tocando uma música inspirada visualmente pelos grupos britânicos Genesis e Yes, sonoramente com efeitos grandiosos e influências orientais.
Formado em 1976 por Manuel Cardoso (guitarra) e Armando Gama (teclas). O nome veio das inflências orientais de Manuel Cardoso, que praticava Yoga. Nesse ano, juntaram-se-lhes Américo Luís (baixo), Rui Rosas(bateria) e Firmino (percussões). Lançam o seu primeiro single “Novos Tempos/Alquimia da Luz”. Depois desta gravação saem Rosas e Firmino e entra Tó Zé Almeido um baterista com formação no conservatório de música e cuja técnica extramamente apurada, tocando principalmente em contratempo é uma das chaves para o sucesso dos Tantra.

Foi com estes quatro membros que lançam o seu primeiro LP “Mistérios e Maravilhas”, considerado, hoje, um clássico do Rock Progressivo. Os Tantra tornaram-se uma banda de enorme sucesso em Portugal, contrariamente à decadência do Rock Progressivo no contexto internacional. Foram provavelmente o primeiro grupo Rock a encher completamente o Coliseu dos Recreios em Lisboa, no primeiro concerto a sério da banda. Seguiu-se um digressão de enorme sucesso. Manuel Cardoso passa usar uma máscara de velho na faixa “À Beira do Fim”, tal como Peter Gabriel fizera uns anos antes nos Genesis. Apesar destas influências estrangeiras a banda conseguia manter um estilo próprio, original e criativo. Após isto, Armando Gama abandona e entra Pedro Mestre que por ter tendências para o jazz não estava em grande sintonia com o resto da banda e grava apenas uma música, “Ji” no álbum “Holocausto”. Entra outro teclista, Pedro Luís, que estaria com a banda em todas as outras faixas de “Holocausto”. Segue-se outra digressão de enorme sucesso.

Após estes aconteciemnto houve alterações no estilo, pois o terceiro LP da banda “Humanoid Flesh” representava uma junção da sonoridade progressiva ao New Wave, juntamente com letras em Inglês, para promover a internacionalização num álbum mais comercial que os anteriores. Américo Luís abandona e é substituído por Dedos Tubarão, pseudónimo de Pedro Ayres Magalhães, que viria a integrar, juntamente com o baterista Tó Zé Almeida os Heróis do Mar, antes de fundar os Madredeus. O grupo desfaz-se em 1981. Manuel Cardoso publicou dois trabalhos solo sob o nome de Frodo, que já havia usado no último disco da banda.

Já na década de 1990, Manuel Cardoso decide reformar os Tantra, com outros músicos já que os originais não se mostraram diponíveis, o que veio a resultar no lançamento de dois discos: Terra (2002) e Delirium (2005), juntamente com um álbum ao vivo: o primeiro concerto da banda, em 1977, “Live Ritual” (2002)

Corrigir Biografia

Todas as informações deste site são postadas inteiramente por seus usuários e seus dados podem conter erros. O Letras exime-se de qualquer responsabilidade sobre as informações publicadas. Entre em contato conosco caso haja interesse em editar ou excluir alguma informação.

É proibida a reprodução das músicas encontradas em nosso site em quaisquer outros meios, sendo permitida somente a visualização das mesmas (Lei 9610/98). Todas as letras de músicas em nosso site são divulgadas apenas para fins educacionais e são propriedade de seus autores. All lyrics in our website are provided for educational purposes only and they are property and copyright of their owners.