×

Biografia de Tavynho Bonfá

Filho de Egberto Penido Burnier e Laís Bonfá Burnier. Sobrinho do violonista Luiz Bonfá. Estudou no Conservatório Nacional de Barcelona, e Arranjo e Regência no Instituto Villa-Lobos, tendo como professores Luiz Cláudio Ramos, Aída Gnatalli e Alberto Arantes do Nascimento. Em 1977, formou-se em Comunicação Social.

Em 1971, teve a sua primeira música gravada, "Baby blue" (c/ Ivan Lins e Paulinho Tapajós).

No ano seguinte, interpretou "Come on to me Together" (c/ Eduardo Atayde), música-tema da novela "O homem que deve morrer" (Rede Globo), para a gravadora Som Livre.

Em 1973 foi para a Espanha, atuando na cidade de Barcelona por mais de um ano. Nessa época, gravou um LP com o grupo Brasil Aquarius, pela Ariola Eurodisc. Também em 1973, Silvio César gravou sua canção "O encontro" (c/ Ivan Lins).

Em 1974, formou, com Cláudio Cartier,a dupla Burnier E Cartier, gravando pela RCA o primeiro disco.

No ano seguinte, Milton Nascimento levou a dupla para a EMI-Odeon, onde gravou o segundo disco. Desse LP, sua composição "Dom João" (c/ Reinaldo Pimenta), foi regravada pela Orquestra de Paul Mauriat.

Em 1977, convidado pelo saxofonista australiano Don Burrows, atuou em vários concertos e turnês por diversas cidades da Austrália. Ao lado do saxofonista, participou de "workshop" na Academy of the Guitar. Gravou o álbum duplo Don Burrows and Brazilian Connection, no Sydney Opera House, pela EMI, premiado como o Disco de Ouro daquele país.

De volta ao Brasil, fez a direção musical do disco "Com açúcar e com afeto", de Nara Leão.

Em 1978, Fafá de Belém registrou sua música "Moça do mar" (c/ Ivan Wrigg) no LP "Banho de cheir".

No ano seguinte, gravou pela Philips o LP "Dança infernal", da Série MPBC (Música Popular Brasileira Contemporânea), que contou com a participação de vários músicos como Wagner Tiso, Jamil Joanes, Márcio Montarroyos, entre outros.

Em 1981, foi contratado pela TV Globo como produtor e maestro, tendo atuado em produção musical para novelas, festivais e casos especiais da emissora.

No ano seguinte, fez a direção musical do disco de Zizi Possi, que regravou "Dança infernal" e "Recreio", ambas de sua parceria com Ivan Wrigg. Também em 1982, gravou o LP "Aventura", pelo selo Artsom, que contou com a participação do grupo Garage, composto por Arthur Maia, Paulinho Soledade, Zé do Sax, Lulu Martins e Cláudio Infante.

Em 1986, Wando gravou sua canção "Uma das duas" (c/ Paulo Buffara).

Em 1993, lançou o CD "Tudo tudo", no MIS (Museu da Imagem e do Som).

No ano seguinte, gravou o disco "Iluminar", lançado em vários shows nos shoppings cariocas.

Constam como intérpretes de suas canções artistas como Nana Caymmi ("Direto no coração"), Emílio Santiago, ("Vida maré"), Elizeth Cardoso, ("Por quase nada") e Roupa Nova ("Clarear", em parceria com Mariozinho Rocha, tema de novela da Rede Globo e uma de suas composições mais conhecidas, e "E o espetáculo continua", em parceria com Ivan Wrigg).

Como violonista, participou de inúmeras gravações em discos de artistas como Tunai, Chico Buarque, Fafá de Belém, entre outros.