×

Biografia de Teresa Salgueiro

Teresa Salgueiro é lisboeta, nascida no ano de 1969 e começou sua vida artística de forma casual.
A jovem de dezessete anos, que gostava de cantar fados e música brasileira com amigos, foi descoberta pelos integrantes do Madredeus (que então iniciavam o projeto do grupo e buscavam uma voz feminina que lhes atendesse aos anseios artísticos) em uma dessas ocasiões, em que cantava fados despretensiosamente em um café, cercada de amigos.

Aquele encontro tiraria Teresa das ambições de ser bióloga para o sucesso e o reconhecimento mundiais.Desde 1986, Teresa Salgueiro, uma das fundadoras do Madredeus, mantém sua rotina atarefadíssima de concertos, entrevistas e gravações com o grupo, sem, contudo, deixar de participar de alguns projetos paralelos como convidada.

Sua voz já emprestou o calor para projetos musicais do italiano Angelo Branduardi, do japonês Koba e do mestre da guitarra portuguesa António Chainho, para citar apenas alguns. Teresa Salgueiro e o Madredeus participaram de concertos com o grande tenor espanhol José Carreras, que declarou à imprensa que trabalhar com Teresa "foi uma das melhores experiências profissionais até hoje".

A opinião é compartilhada pelo maestro italiano, radicado no Brasil, Aldo Brizzi, que contou com a participação de Teresa Salgueiro em seu mais recente projeto, "Brizzi do Brasil", um álbum que reuniu as melhores vozes brasileiras e portuguesas, dentre elas a vocalista do Madredeus.

Duas novas oportunidades de ouvir a voz maviosa de Teresa Salgueiro são os álbuns do Madredeus "Um Amor Infinito", lançamento em maio de 2004 e já disponível no mercado brasileiro, e "Faluas do Tejo", lançado em 2005.

A sonoridade do grupo é a mesma, mas algumas canções são prova de que o Madredeus segue em evolução: as faixa "Vislumbrar - O Canto Encantado" (de "Um Amor Infinito") e "No Caminho de Santiago" (de "Faluas do Tejo"). A surpresa de 2005 veio por conta de "Obrigado", o primeiro álbum assinado por Teresa Salgueiro como solista.

Em verdade, o álbum é um presente para os fãs, por reunir diversas canções gravadas por Teresa Salgueiro em trabalhos de diversos músicos e compositores em todo o mundo. As parcerias incluem o italiano Angelo Branduardi, o japonês Coba, o italiano Aldo Brizzi e o galego
Carlos Nuñez, além dos cantores Maria João, Caetano Veloso, José Carreras e Zeca Baleiro.

A variedade de estilos e o fato de serem faixas que abrangem um largo período de tempo mostram a versatilidade e o frescor da voz de Teresa Salgueiro. Em 2006, ao término da turnê "Um Amor Infinito", o Madredeus anunciou para 2007 um "ano sabático", no qual o grupo fará uma pausa para reprensar sua agenda e também para que seus integrantes desenvolvam projetos paralelos.

A primeira a surpreender os fãs do Madredeus foi justamente Teresa Salgueiro, que trouxe ao Brasil, mais especificamente para São Paulo, o espetáculo "Você e Eu", com repertório inteiramente dedicado à Bossa Nova e MPB!

Os ingressos esgotaram-se rapidamente e a repercussão da imprensa e dos fãs foi a melhor possível.
O álbum "Você e Eu" e o DVD da temporada paulistana, foram lançados em 2007 .